Dia Mundial dos Oceanos alerta para o impacto da poluição na vida marinha
Publicado em 08/06/2021 às 08:57 edição Lenilde Pacheco
Data intensifica debate sobre a necessidade de conter a poluição dos oceanos - Foto: Pixabay
A melhor forma de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) é com destaque à importância do ecossistema marinho para o equilíbrio da vida no planeta. A data motiva atividades de conscientização sobre o risco da poluição dos oceanos, como a coleta de resíduos na Baía de Todos-os-Santos, realizada no sábado (dia 5).
Promovida pela Destilaria Paramana, com apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a iniciativa faz parte do projeto Paramana Nature. Contribui para fortalecer o debate sobre a necessidade de preservação dos oceanos – principal regulador térmico à nossa disposição.
O descarte incorreto de resíduos prejudica a flora e a fauna marinha, assinalou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ao comentar a importância da iniciativa. “Mobilizamos 40 agentes e 20 mergulhadores para a limpeza e retirada de resíduos nesta ação. É importante lembrar que a Prefeitura realiza diariamente a limpeza da orla com uma equipe fixa de 160 agentes e 16 equipamentos. Mas ainda é preciso que o cidadão se conscientize e recolha o próprio lixo quando for à praia”, disse. Em Salvador, 800 mil toneladas de lixo são retiradas do mar/ano”.
Regulação do clima
Consultor científico do projeto e doutor em geologia marinha e costeira, José Rodrigues destacou o fato de que a metade do oxigênio que respiramos vem dos oceanos, também responsáveis pela regulação do clima e parte de nossa alimentação. “Precisamos, portanto, que mais iniciativas como essa e apoio a pesquisas sobre o impacto ambiental do homem no ecossistema marinho”, afirmou o cientista.
Fonte: Secom/Prefeitura de Salvador