Equinox Gold investe em capacitação profissional para comunidades da Bahia e Maranhão
Publicado em 19/09/2024 às 14:28 edição Lenilde Pacheco
Qualificação profissional: melhores oportunidades de trabalho para comunidades próximas da Equinox Gold
Oferecer cursos de capacitação gratuitos que proporcionem melhores oportunidades de trabalho e renda para comunidades do entorno de suas unidades. Esse é o objetivo da Equinox Gold com o Projeto Capacitar, com investimentos na qualificação com cursos de soldador, eletricista predial, mecânica de manutenção de máquinas industriais (exclusivo para mulheres) e para produção de artigos natalinos para as cidades de Barrocas e Teofilândia (BA), Godofredo Viana (MA) e Santaluz (BA).
Em Godofredo Viana, moradores do entorno, funcionários e terceirizados da Mineração Aurizona (Masa) estão fazendo, desde o dia 19 de agosto, o curso de soldador. Também em agosto, foi finalizado outro curso, também na Masa, em parceria com o Senai. O curso de eletricista predial contou com 17 participantes interessados em atuar em serviços de instalações de casas, residências, prédios e comércios.
O instrutor do Senai e professor do curso, Rosiel Sousa, destaca a importância do curso frente às demandas por essa qualificação. “Essa formação atende às necessidades de instalação de sistemas de iluminação, sistemas de capacidades e outros equipamentos específicos para cada realidade. É uma qualificação importante devido à insuficiência desses profissionais, sendo que a maioria que atende esse tipo de serviço não tem formação profissional compatível com a necessidade do mercado.”
Moradora de Aurizona, distrito de Godofredo Viana, Fernanda Sampaio foi uma das alunas do curso. “Eu costumo dizer que foi uma experiência inovadora para minha vida, porque eu entrei sabendo o básico do básico e acabei aprendendo muita coisa, muita coisa mesmo. E o que me chamou muito a atenção foi o fato de ter muitas mulheres interessadas nessa área. E isso foi muito bom e fomos até o final juntas, firmes e fortes. Aprendemos juntas e compartilhamos muitas experiências”, diz.
Já de olho nas oportunidades que surgem com o período natalino, moradores das comunidades de Barreira e Canto, nas cidades de Barrocas e Teofilândia e próximas à Mineração Fazenda Brasileiro, estão iniciando, neste mês, curso gratuito para produção de panetones, chocotones, roscas natalinas, entre outros. A iniciativa, promovida pela Equinox Gold, através do Senai, vai permitir que os participantes aprimorem suas habilidades profissionais e garantam renda extra com a comercialização desses produtos.
Em Santaluz, a Equinox, em parceria com o Senai, a empresa Orica e a Prefeitura de Santa Luz, está oferecendo desde o início de agosto o curso em mecânica de manutenção de máquinas industriais. Exclusiva para mulheres, essa qualificação está atendendo à expectativa de moradoras da região, como é o caso da Lucineide dos Santos. “Sempre me interessei por mecânica e com o curso vi a oportunidade de me qualificar e ingressar no mercado de trabalho”.
A Eid da Costa, moradora de Santaluz, também iniciou o curso. Ela, que já tem alguns parentes trabalhando na área da mecânica, conta que, a princípio, não tinha interesse na área. “Agora, como surgiu essa oportunidade, estou muito feliz. O curso está atendendo às minhas expectativas e espero que ao término, eu possa trabalhar na área.”
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.