

Geógrafo baiano assume Coordenação de Câmaras de Engenharia de Agrimensura
Publicado em 02/04/2024 às 07:26 edição Lenilde Pacheco

Presidente do CREA-BA, Joseval Carqueija, e o recém-eleito coordenador Anderson Gomes de Oliveira
A Coordenadoria de Câmaras Nacionais de Engenharia de Agrimensura será exercida pelo geógrafo baiano Anderson Gomes de Oliveira, recém-eleito para substituir o engenheiro cartógrafo Pedro Luís Faggion, durante mandato de um ano. Até 2022, apenas engenheiros agrimensores haviam ocupado a função.
“A presença de um geógrafo como coordenador nacional de câmaras especializadas representa um avanço importante e reforça o reconhecimento da importância da Geografia no âmbito das engenharias. Isso contribui para fortalecer a imagem da profissão e estimular novas gerações de geógrafos a se engajarem e contribuírem ativamente para o Sistema Confea/Crea”, disse o novo coordenador.
Na avaliação dele, a alternância de profissionais possibilita agregar diferentes perspectivas e conhecimentos aos debates, contribuindo para uma atuação mais eficiente e alinhada com as demandas contemporâneas da sociedade e do ambiente profissional.
Nascido em Ichu, o geógrafo, de 46 anos, é formado pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), com mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e pós-doutorado em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (Unifacs).
Atualmente, também atua como coordenador de Recursos Naturais e Ambientais na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), é professor colaborador do Programa Pós-graduação em Planejamento Territorial – Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Urbano da Universidade Salvador (Unifacs). Também é coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura (Ceagri) do Crea-BA.
Anderson iniciou sua trajetória no Sistema Confea/Crea em janeiro de 2022, como conselheiro suplente da Ceagri pela Associação dos Profissionais Geógrafos da Bahia. Com o pedido de afastamento da então conselheira titular, geógrafa Aline Correia (antiga vice-presidente do Crea-BA), assumiu a titularidade em 2022. Em fevereiro de 2023, foi eleito coordenador regional da Ceagri-BA.
Sobre a agenda de 2024, o novo coordenador prevê assuntos sensíveis, a exemplo de atividades sombreadas com outras modalidades do Sistema. A atualização do manual de fiscalização, o Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos, também estão entre as prioridades. O bacharelado na área de Geografia é outro tema fundamental para garantir uma educação superior à altura dos desafios contemporâneos e futuros, acrescenta Anderson Gomes de Oliveira.
Segundo ele, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais deve ser um processo contínuo e participativo, envolvendo tanto acadêmicos quanto profissionais com o objetivo de garantir que a formação em Geografia permaneça relevante, inovadora e comprometida com a sustentabilidade e o bem-estar social.