img
img

Sustentabilidade: Com nove usinas solares, BYD vai ampliar geração de energia limpa

Publicado em 26/03/2024 às 16:57 edição Lenilde Pacheco


img

Geração de energia das usinas solares será injetada na rede elétrica e compartilhada em redes de negócios próprios

O fabricante chinês de automóveis BYD, líder mundial no setor elétrico, firmou parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera dedicada a projetos de geração distribuída, para ampliar a capacidade de geração de energia limpa. A aliança inclui a greentech em Full EPC (Engenharia, Compras e Construção, em português) nos processos de desenvolvimento de um projeto que engloba nove plantas solares fotovoltaicas.

As usinas estão distribuídas em Betânia, Boa Viagem e Amontada, no Ceará; Fazenda São João e Goytacazes, no Rio de Janeiro; Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte; e Santarém, no Pará. Já em construção, as plantas devem começar a gerar energia no mês de maio. Com um pico representativo de potência, a capacidade total do projeto é de 26,5 Megawatts (MW), o que corresponde ao abastecimento mensal de energia de 5.500 residências, mais de 27 mil pessoas, considerando um gasto médio de 600 kWh/mês de cada unidade consumidora.

A geração de energia das usinas solares será injetada na rede elétrica e compartilhada com redes de negócios próprios e de parceiros da Raízen a partir da geração de créditos concedidos pela própria distribuidora local, que proporcionam uma economia nas faturas de energia.

Para que o projeto de construção das usinas, a BYD contribuiu com estudos, dimensionamento da demanda, processos de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das plantas da Raízen Gera Desenvolvedora. “Nós começamos esse projeto na parte de concepção e engenharia em setembro de 2023 e acabamos de entregá-lo com uma potência representativa. A parceria vem para comprovar e consolidar a expertise da BYD nesse mercado de usinas solares”, afirma Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy.

Leia mais:  Em Camaçari, BYD inicia obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil

O grande diferencial para a escolha da BYD neste projeto está na capacidade da empresa de centralizar todas as etapas em um único lugar. “A BYD possui uma estrutura sólida no Brasil e assegura qualidade para o cliente em todos os processos. Do dimensionamento ao acompanhamento da geração após a entrega da obra, garantimos total suporte para entregar o melhor projeto possível às empresas”, acrescenta Rodrigues.

Sobre a BYD Brasil

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.