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Sustentabilidade: RHI Magnesita investe mais de R$ 2 milhões em projetos sociais

Publicado em 08/02/2024 às 09:12 edição Lenilde Pacheco


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Em Brumado (BA), horta ampliada: iniciativas sociais da companhia beneficiam a comunidade local - Foto: Divulgação

A RHI Magnesita, fabricante global de produtos refratários para a indústria, avança com iniciativas sociais para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades no entorno de suas unidades. Em 2023, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em 23 projetos sociais que circundam nove cidades de Minas Gerais e da Bahia, beneficiando mais de 20 mil pessoas. Para este ano, além de manter todos os projetos existentes, vai abraçar mais de dez iniciativas voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o diretor de Pessoas, Cultura, Bem Estar e Comunicação da RHI Magnesita na América do Sul, Claudio Morais, a empresa trabalha em parceria com as comunidades locais visando ao seu progresso e contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa, resiliente e ecologicamente sustentável. “Os nossos projetos sociais têm o compromisso de apoiar a geração de renda, a economia circular, o empoderamento feminino, a educação, a formação de crianças e adolescentes, além de iniciativas para auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Morais.

Pedra Viva

Um dos projetos de destaque em 2023 foi a ampliação da Horta Comunitária Pedra Viva, em Brumado (BA), onde a RHI Magnesita investiu mais de R$ 200 mil, dobrando o espaço de plantio e a produção local. Também foram construídos novos banheiros, um depósito, um espaço para a venda dos produtos e um espaço amplo para educação ambiental.

Na horta, os moradores da região podem cultivar hortaliças, leguminosas, milho, banana e outras espécies frutíferas. Além do consumo, eles também vendem os produtos e o valor é revertido para a própria comunidade. Outras duas atividades foram incluídas com a ampliação: a venda de lanches e o fornecimento de cafés para a empresa.

“Este projeto surgiu de uma demanda da própria comunidade. Nós oferecemos assistência técnica e experiências práticas, que vão desde o cultivo até a gestão e produção de alimentos”, explica Lucilla Soledade, especialista em relacionamento comunitário da RHI Magnesita.

Ponto da Moda

Outro projeto de destaque no ano passado foi o “Ponto da Moda” – curso gratuito voltado para iniciantes da moda e do corte de costura ou para aqueles que queriam aperfeiçoar suas habilidades no universo da moda e do vestuário brasileiro. A iniciativa beneficiou, ao todo, 160 pessoas.

No encerramento das aulas, as alunas do curso em Brumado (BA) desfilaram mostrando a nova coleção de bolsas confeccionada com o tema “O que que a Bahia tem?”. Já em Contagem (MG), os alunos usaram toda a criatividade para produzir roupas que também foram apresentadas ao público inspiradas na culinária mineira, explorando elementos relacionados a pratos típicos, ingredientes e cultura gastronômica da região.

O Ponto da Moda é um projeto social viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC – Plano Anual 2023), patrocínio da RHI Magnesita e apoio de associações comunitárias locais.

Sobre a RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 15.000 funcionários em 47 unidades de produção, 7 instalações de reciclados e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende expandir ainda mais em mercados de alto crescimento, aproveitando sua liderança em receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada.