img
img

Agenda Verde: BYD apresenta o plano de investimentos na fábrica de Camaçari

Publicado em 26/01/2024 às 00:23 edição Lenilde Pacheco


img

BYD vai investir R$ 3 bilhões em Camaçari para produzir 150 mil carros por ano - Foto: Reprodução o Youtube

Durante reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, dirigentes da BYD entregaram um veículo 100% elétrico para uso em comodato pela Presidência da República durante o prazo de um ano.

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, o conselheiro especial, Alexandre Baldy, e a responsável pelo Departamento Jurídico da greentech, Gabriela Masetto, participaram da entrega em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Os executivos da BYD aproveitaram o encontro para apresentar ao presidente o plano de investimentos no Brasil, com foco na construção da fábrica de carros em Camaçari, na Bahia, que terá início nas próximas semanas.

“A BYD vai investir R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho (empregos diretos e indiretos) e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Assim, a empresa também pretende fortalecer e consolidar a economia local, gerando novas oportunidades, inclusive com a criação de um grupo de fornecedores para atender a futuras demandas. Ainda na Bahia, a BYD vai criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, que terá entre os objetivos desenvolver tecnologia de um motor híbrido-flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.

O Brasil é um país estratégico para a BYD, que pretende fortalecer e incentivar o mercado de energia limpa e incentivar o desenvolvimento de políticas que apostem em um consumo consciente. Atualmente, a empresa possui em seu lineup o que existe de mais eficiente e tecnológico na produção de automóveis e é referência mundial no que diz respeito às baterias elétricas. A marca é uma greentech com mais de 90 mil engenheiros e que domina as principais tecnologias de toda a cadeia industrial de veículos de energias limpas, produzindo painéis solares, baterias e veículos elétricos e presente em todos os continentes.

Sobre a BYD Brasil

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.

Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro e, neste ano, atingiu a marca de 2,3 milhões de painéis fotovoltaicos produzidos no país.