img
img

Retorna ao mar a tartaruga recuperada em centro especializado, no Sul da Bahia

Publicado em 25/01/2024 às 07:57 edição Lenilde Pacheco


img

Cuidados veterinários e recursos tecnológicos foram essenciais para a reabilitação - Foto: Veracel

Depois de 70 dias em tratamento, a primeira tartaruga tratada pelo novo Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas (CRTM) de Belmonte, o único do extremo Sul da Bahia, retornou ao mar com saúde. Esse resultado representa a importância de haver uma instalação como essa na região da Costa do Descobrimento, na Bahia.

O Centro de Recuperação de Tartarugas Marinhas foi criado pela Veracel, indústria de celulose com operações no Sul da Bahia e que escoa 100% da produção de celulose, via transporte marítimo, a partir do Terminal Marítimo de Belmonte, onde fica localizado o Centro.

O espaço foi concebido como parte dos esforços contínuos da empresa para a conservação e a proteção da vida marinha e complementa o Programa de Monitoramento de Quelônios da companhia, que, desde 2005, monitora mais de 35km de praias da região para acompanhar e proteger as espécies, especialmente em seus períodos reprodutivos.

Desde a sua abertura, em novembro de 2023, o CRTM tem desempenhado um papel vital na reabilitação de tartarugas marinhas resgatadas na área, oferecendo cuidados veterinários especializados e instalações de última geração. O local tem capacidade para tratar até 4 animais simultaneamente e, no momento, está cuidando de mais uma tartaruga resgatada.

O animal que acaba de voltar ao mar foi resgatado em novembro por autoridades ambientais da Bahia e enviado ao CRTM em estado crítico. A tartaruga foi diagnosticada com diversas patologias causadas por uma lesão na região do pescoço provocada possivelmente por emalhe de rede de pesca.

Durante o período de reabilitação, ela foi tratada para um quadro de pneumonia e parasitose, recebeu alimentação específica para a espécie e suplementação vitamínica, realizou exames hematológicos e exames de imagem e ainda foi constantemente avaliada por veterinários, até receber alta. Após o tratamento ela foi devidamente identificada com anilhas para identificação, com isso, se ela for encontrada em qualquer lugar do mundo o CRTM será avisado pelo órgão de controle dessas anilhas no Brasil, o Centro TAMAR.

“Reabilitar uma tartaruga gera um sentimento positivo de dever cumprido para todos os envolvidos. A soltura é o resultado do comprometimento da Veracel e da Ambipar, da dedicação da equipe e do apoio das instituições envolvidas desde o encalhe. Isso demonstra a importância do Centro como uma referência para a conservação de tartarugas-marinhas na nossa região”, destaca Juliede Nonato Neves, médica veterinária da Ambipar, consultoria especializada que apoia a Veracel no trabalho do CRTM.

A soltura contou com a presença dos colaboradores do Terminal Marítimo e, durante essa atividade, a equipe do Centro e representantes da Veracel realizaram uma demonstração prática de educação ambiental e falaram sobre a importância do cuidado com a vida marinha.

“Estamos emocionados em celebrar este momento significativo, marcando não apenas a recuperação de uma tartaruga marinha, mas também o início de uma trajetória de sucesso que esperamos para o nosso Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas. Sabemos que hoje a nossa região conta com um centro veterinário especializado no tratamento de tartarugas marinhas, podendo receber tartarugas tanto da área monitorada como também trazidas de outras áreas pelas autoridades ambientais. Essa iniciativa irá realmente salvar vidas, como a da tartaruga que hoje voltou para o mar recuperada e totalmente saudável” comemora Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.

O Centro de Recuperação de Tartarugas Marinhas da Veracel está equipado com tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar de especialistas, assegurando o melhor tratamento possível para as tartarugas resgatadas. O local também é o único no extremo Sul da Bahia habilitado para diagnosticar as causas de mortes das tartarugas e gerar indicadores que contribuirão com novas ações de educação ambiental e de proteção das espécies no Sul da Bahia.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 6º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.