img
img

Bamin investe em operação mais sustentável para produção de minério de ferro

Publicado em 25/10/2023 às 08:27 edição Lenilde Pacheco


img

Em Caetité (BA): Extração e o beneficiamento da hematita com alto teor de pureza - Foto: Acervo Bamin

A Mina Pedra de Ferro, unidade produtora de minério de ferro premium da Bamin, no município baiano de Caetité (635 Km de Salvador), alcança mais um importante indicador em seu programa de sustentabilidade. A usina de beneficiamento de minério recebeu investimentos para a adaptação de maquinário, passando a utilizar uma fonte de energia 100% elétrica, o que eliminou os motores movidos a combustíveis fósseis. A medida projeta para o ano de 2023 uma redução de 254,4 toneladas de CO² em relação ao ano passado.

“Este marco só é possível porque atuamos com lideranças comprometidas e focadas nas melhores performances de operação. Nos preocupamos em adotar as melhores práticas de proteção dos recursos naturais e colaborar para o bem-estar e qualidade de vida das populações”, destaca a diretora de ESG, Meio Ambiente, Relacionamento com Comunidades e Comunicação Corporativa da Bamin, Rosane Santos.

Em operação desde 2021, a Mina Pedra de Ferro representa um dos maiores projetos de mineração do Estado da Bahia, com capacidade atual instalada para produzir dois milhões de toneladas de minério de ferro/ano.

A partir de 2027, a capacidade operacional da mineradora poderá saltar para 26 milhões de toneladas/ano, em razão do apoio logístico que será proporcionado pelo corredor Fiol 1-Porto Sul. “Seguiremos priorizando uma mineração eficiente, focada em segurança e sustentabilidade”, afirma o diretor de Operações da companhia, Fernando Carneiro.

Sustentabilidade – Além dos investimentos em performance operacional, a Mina Pedra de Ferro oferece ao mercado internacional um produto voltado ao compromisso da descarbonização em escala mundial. A Bamin realiza a extração e o beneficiamento de um minério de ferro com alto teor de pureza, a hematita. As próprias características do minério, de alta qualidade, oferecem à indústria mais eficiência, um menor uso do calor na siderurgia, o que significa menos emissões de carbono durante o seu processamento. “As siderúrgicas buscam um aço com selo verde, o que exige um minério high premium e estável, como o que é produzido na Mina Pedra de Ferro”, detalha a diretora de Sustentabilidade.

Sobre a Bamin – A Bahia Mineração (Bamin) está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a Bamin Ferrovia, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.