Sustentabilidade: Klabin celebra 25 anos de sua primeira certificação FSC
Publicado em 24/05/2023 às 07:34 edição Lenilde Pacheco
Klabin possui base florestal renovável para fins industriais e área nativa preservada - Foto: Divulgação
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, celebra neste mês 25 anos do primeiro certificado (1998) de excelência em manejo florestal concedido pelo Forest Stewardship Council (FSC), quando tornou-se a primeira Companhia brasileira do setor de papel e celulose do Hemisfério Sul a obter a chancela. O selo verde FSC® conquistado pela Klabin atesta as melhores práticas de manejo florestal e é um indispensável pré-requisito comercial nos segmentos de papéis e embalagens, englobando a cadeia de custódia de sacos industriais, papel-cartão e papel kraft nas unidades do Brasil e da Unidade Pilar, na Argentina. Atualmente, a Klabin possui 100% de suas florestas certificadas pelo FSC.
O selo FSC surgiu em meados dos anos 90, após a ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, com o objetivo de promover o manejo florestal responsável baseado nos princípios de uma atuação ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável e identificar, por meio da sua logomarca, produtos provenientes de cadeias produtivas responsáveis, possibilitando ao consumidor fazer escolhas conscientes de compra. A certificação se baseia num conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, que incluem o manejo florestal sustentável e o uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta, o bem-estar dos trabalhadores e das comunidades até a conservação da biodiversidade. Ao longo destes 25 anos, a Klabin conquistou oito certificados FSC®, entre manejo e custódia, Florestal, Celulose, Papel, Reciclados, Sacos Industriais, Embalagens, Traders e Forest Stewardship Council.
“Como uma empresa de base florestal renovável para fins industriais e também detentora de grandes áreas de florestas nativas preservadas, entendemos desde muito cedo a importância da adoção de processos sustentáveis em nossas operações, garantindo o respeito ao meio ambiente e às pessoas nas regiões onde estamos inseridos. Temos orgulho da nossa trajetória pioneira junto ao FSC e de termos inspirado o setor nesse sentido”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.
Além do trabalho realizado em suas florestas, a Companhia atua para que seus parceiros comerciais também sigam o manejo adequado de suas áreas. A Klabin mantém, atualmente, alguns programas com esse objetivo, entre eles o Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira, apoiando, de forma técnica e financeira, estes fornecedores para que obtenham a certificação de suas áreas. A iniciativa abrange, atualmente, 55 municípios, entre Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, mais de 1.900 produtores foram beneficiados, somando mais de 118 mil hectares de áreas certificadas.
“A Klabin possui uma sólida relação com as comunidades onde está inserida e buscamos caminhos para aprimorar constantemente este trabalho, a fim de ampliar o impacto positivo nas regiões onde operamos. O fomento à obtenção do selo FSC® em nossa cadeia de fornecedores contribui não apenas para que a madeira adquirida por nós seja certificada, e assim, siga as melhores práticas de manejo florestal, mas também para que os produtores possam comercializar a madeira com maior valor agregado”, complementa o executivo.
Com ações relevantes na agenda ASG, a Klabin destaca-se, ainda, por ter sido a primeira empresa brasileira a conquistar, em 2021, três certificações FSC® simultâneas de Serviços Ecossistêmicos, a partir do trabalho realizado na Fazenda das Nascentes, localizada na RPPN Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina. No mesmo ano, a Companhia também obteve, de forma inédita, a certificação da lignina kraft de pínus, um produto do processo de obtenção de celulose, viabilizando a ampliação de suas possibilidades de aplicação, o que garante maior valor agregado ao produto e, principalmente, o avanço do uso de soluções renováveis, baseados na madeira, em novos mercados.
“O manejo florestal responsável tem grande importância não apenas para o meio ambiente em si, mas também para a economia e o social”, diz Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil. “Quando uma empresa como a Klabin, além de cuidar do próprio manejo, fomenta as boas práticas entre os seus fornecedores e, por meio da cadeia de custódia e dos serviços ecossistêmicos, mostra todas as oportunidades que a floresta nos oferece, isso é muito importante para o mercado”, completa.
Ricardo Camargo Cardoso, coordenador de Certificações do Imaflora, reforça o pioneirismo da Klabin na certificação FSC no Brasil, tendo sido a primeira certificação de manejo florestal de plantações florestais conduzida pelo instituto no país. “Iniciativas como essa são parte fundamental da jornada rumo à sustentabilidade das empresas. E acreditamos estar alinhados com a Klabin em considerar a longa história desta certificação não como um atestado definitivo de boas práticas, mas um sólido compromisso com a adoção e a manutenção de práticas de manejo responsáveis de acordo com as exigências do sistema FSC”, afirma.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Índice Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.