img
img

M. Dias Branco mostra avanços obtidos com sua Agenda de Sustentabilidade

Publicado em 17/04/2023 às 12:07 edição Lenilde Pacheco


img

Economizando: reuso da água chegou a 17%, perante a meta de 30% - Foto: M. Dias Branco

Os avanços obtidos no primeiro ano de cumprimento da Agenda Estratégica de Sustentabilidade instituída pela M. Dias Branco, com metas até 2030, foram registrados pela empresa no Relatório Anual Integrado 2022, divulgado junto com os resultados financeiros relativos ao ano, já disponível no website da companhia.

O Relatório Anual Integrado 2022 da M. Dias Branco apresenta informações de mercado, econômico-financeiras, operacionais e socioambientais de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) 2021. No documento, é possível verificar os avanços dos 15 temas prioritários seguidos pela companhia.

Na agenda de sustentabilidade, as metas estão focadas nas temáticas: água, energia, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, relacionamento com as comunidades, capital humano, diversidade e inclusão. Saúde e segurança, alimentos saudáveis e nutritivos, e cadeia de valor sustentável também fazem parte dos temas prioritários em sustentabilidade. Já os temas segurança de alimentos, riscos e oportunidades em sustentabilidade, governança, ética e integridade, e combate à perda e ao desperdício de alimentos foram adicionados e passaram a compor essa estratégia de 2022 em diante.

Entre os principais avanços reportados estão a utilização de embalagens plásticas de produto acabados recicláveis, compostáveis, ou biodegradáveis, que chegou a 96,79% e tem como meta alcançar 100%); utilização de energia renovável, que alcançou 32% para uma meta de 90%; e reuso de água, que chegou a 17,31% ao longo do ano para uma meta de 30%.

No pilar ambiental, a companhia evoluiu na nota do Índice Carbon Disclosure Project (CDP) da categoria B, no Morgan Stanley Capital International (MSCI), para AA e se manteve, pela terceira vez consecutiva, na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. “Como parte da estratégia de descarbonização, diversificamos nossa matriz energética a partir da utilização de fontes renováveis, como energia eólica, em nosso processo produtivo. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, nos ajuda a reduzir custos operacionais no médio prazo”, explica Tiago Timbó, Gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

No item diversidade, a companhia chegou a 23,24% de mulheres em cargos de liderança, para uma meta de 40% em 2030. Em julho de 2022, a M. Dias Branco passou a integrar a carteira do Índice Teva ESG Mulheres na Liderança (ETF ELAS11), gerida pelo Banco Safra e listada para negociação na B3.

“Continuamos investindo intensamente na capacitação, treinamento e valorização de nossos colaboradores”, afirma o executivo, destacando que 25% do total de vagas abertas em 2022 foram preenchidas por talentos internos, valorizando a meritocracia e gerando incentivo e satisfação com crescimento de carreira.

A exemplo de anos anteriores, a M. Dias Branco continuou contribuindo fortemente com a doação de alimentos para minimizar a fome e o agravamento da situação de vulnerabilidade das famílias, inclusive, estimulando o voluntariado dos colaboradores. No ano de 2022, foram doadas 2.321 toneladas de alimentos, o equivalente a R$ 18,7 milhões.

Além disso, foi definida uma meta pública que visa alcançar 150 mil pessoas com o Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Profissionalização no Setor Alimentício. Esta meta está conectada com o programa Alimentando Sonhos, no qual a empresa realiza parcerias junto às instituições para capacitações que ajudem a promover a inclusão socioeconômica, formando profissionais para o mercado da gastronomia ou para empreender, fortalecendo a empregabilidade e contribuindo para a superação da pobreza. Para o ano de 2022, foi estabelecida a meta de impactar 1.000 pessoas e, ao todo, foram alcançadas 4.078 pessoas, sendo a grande maioria mulheres das comunidades próximas às unidades industriais.

“A Política de Sustentabilidade, aprovada pelo Conselho de Administração da companhia, estabelece o compromisso da M. Dias Branco em tornar a sustentabilidade parte da cultura e do negócio da companhia, com práticas sustentáveis sendo adotadas em todas as frentes da nossa operação”, finaliza Tiago Timbó.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.