

Preservação da Mata Atlântica é prioritária para o equilíbrio ambiental
Publicado em 05/06/2022 às 07:57 edição Lenilde Pacheco

Ecossistema abriga quase 2 mil espécies de animais - Foto: Prefeitura de Ubatuba
Neste Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o momento não poderia ser mais oportuno para reflexão sobre a importância da Mata Atlântica – floresta prioritária para a conservação mundial. Cerca de 20 mil espécies vegetais vivem nesse bioma, um número superior ao registrado na América do Norte ou na Europa. O ecossistema abriga quase 2 mil espécies de animais, entre aves, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes.
Sua proteção é a maior garantia para a estabilidade geológica dessas áreas, evitando as grandes catástrofes que já ocorreram onde a floresta foi suprimida, que resultou em consequências econômicas e sociais extremamente graves.
Apenas 25% da cobertura florestal da Mata Atlântica estão preservados. O dado foi obtido pelo MapBiomas a partir do mapeamento de imagens de satélite entre 1985 e 2020 segundo os contornos determinados pela Lei n° 11.428 de 2006.
A região abriga belíssimas paisagens, cuja proteção é essencial ao desenvolvimento do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais crescem no mundo.
Fontes: MapBiomas e Instituto Brasileiro de Florestas (IBF)