img
img

Energia solar: qualificação profissional assegura vaga no mercado de trabalho

Publicado em 29/04/2022 às 00:02 edição Lenilde Pacheco


img

Energia solar para o desenvolvimento sustentável - Foto: Divulgação via Agência Brasil

Alunos do curso de montador de sistema fotovoltaico comemoram a inserção no mercado de trabalho, resultante da capacitação promovida, na capital baiana, pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). A iniciativa faz parte do conjunto de ações de qualificação do Programa Treinar para Empregar, da Prefeitura de Salvador, em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção de sistemas elétricos e a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS).

Caíque Pedro de Souza, um dos formandos, agradeceu a oportunidade de participar do curso e comentou a contratação. Ele também deixou uma mensagem de incentivo aos futuros colegas. “Quem tem o desejo de entrar nessa área, que o realize, pois seus objetivos serão conquistados”, pontuou.

Ednaldo Ribeiro, ex-aluno do curso e também já empregado no setor, ressaltou a qualidade da capacitação. “Foram três meses muito proveitosos, que agregaram muito, tanto na teoria quanto na prática, aprendendo as técnicas para operar sistemas fotovoltaicos. Estou muito feliz, trabalhando com o que aprendi, então posso dizer que a ação teve um excelente resultado”, disse.

Tendência global

A escolha da habilitação acompanha a tendência global do mercado, no uso de energia solar, como solução para o desenvolvimento sustentável, democratizando oportunidades aos trabalhadores de Salvador, para atuar no segmento. Totalmente gratuita, a capacitação, que formou 18 estudantes na primeira turma e abriu uma segunda, com 21 alunos, foi ministrada pela Trecon e cumpriu uma carga horária de 120 horas, distribuídas em quatro módulos.

Com aulas teóricas e práticas, os alunos adquirem conhecimentos sobre o funcionamento e montagem do sistema fotovoltaico, a normatização que estabelece os requisitos de proteção para o trabalho em altura (NR35) e segurança em instalações e serviços de eletricidade (NR10).

Umaraci Lázaro, gestor da Trecon, destacou as oportunidades oferecidas pelo mercado de energia solar na Bahia. “O estado lidera a geração de energia solar no Brasil. Há uma grande demanda de trabalho, mas falta mão de obra capacitada”.

Ele diz que o curso propicia uma capacitação profissional diferenciada para ajudar a preencher uma lacuna no mercado. “Além da carga horária superior à da média do mercado e do foco nas normativas de segurança, são formados não apenas operadores do sistema, mas futuros empreendedores em energia solar”, ressaltou.