Sustentabilidade: Tupy e PepsiCo transformam caminhão para ser movido a gás
Publicado em 29/10/2025 às 00:09 edição Lenilde Pacheco
Inovação: iniciativa, realizada em parceria, reduz até 8 toneladas de CO₂ por veículo ao ano - Foto: Divulgação
A multinacional brasileira Tupy, por meio da subsidiária MWM, firmou parceria com a PepsiCo para transformar um caminhão originalmente movido a diesel em um veículo 100% abastecido com gás natural e biometano. A iniciativa reforça o compromisso da PepsiCo com a descarbonização de sua frota logística e consolida a MWM como referência em soluções sustentáveis de transformação veicular.
Com motor a biocombustível, o caminhão pode reduzir em até 95% as emissões de gases de efeito estufa quando abastecido com biometano, em comparação ao diesel. A estimativa é que cada veículo convertido deixe de emitir cerca de 8 toneladas de CO₂ por ano.
Além dos ganhos ambientais, o motor movido a biometano oferece maior previsibilidade nos custos com combustível, mantendo o torque e potência do motor a diesel. Outro diferencial está na possibilidade de reaproveitar veículos já existentes na frota, prolongando sua vida útil e otimizando recursos. Com autonomia de até 350 km por abastecimento, o caminhão pode ser reabastecido na primeira estação de biometano da PepsiCo na América Latina, instalada na fábrica de Itu, no interior de São Paulo. A estação já é responsável por abastecer 70% da frota a gás da companhia.
“Esse projeto representa um marco importante para a MWM, pois demonstra nossa capacidade de entregar soluções complexas que combinam sustentabilidade, eficiência e inovação. A parceria com a PepsiCo reforça nosso compromisso em apoiar empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental, sem abrir mão da produtividade e da competitividade”, afirma Cristian Malevic, Head da Unidade de Negócios Energia & Descarbonização da Tupy.
O caminhão transformado faz parte da frota piloto da PepsiCo, e a expectativa é expandir a solução nos próximos anos, com novas unidades e aplicação em outras categorias de veículos. Com uma frota de aproximadamente 4 mil veículos, além de cerca de 100 transportadoras parceiras, a PepsiCo projeta ganhos ambientais e econômicos significativos ao ampliar o uso do biometano em sua operação logística. Para a Tupy, a iniciativa fortalece a presença da marca MWM como referência em transformação veicular no Brasil e abre caminho para novos projetos. “A PepsiCo é movida pela inovação em todas as suas frentes e está constantemente em busca de uma operação mais sustentável, eficiente e resiliente. A MWM nos ajudou a ir além, utilizando um combustível renovável em nossa logística”, afirma Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.
Sobre a Tupy
Multinacional brasileira de base tecnológica que desenvolve soluções de engenharia aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia. Seus produtos e serviços contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global, além de viabilizarem a descarbonização viável. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e São Paulo/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, EUA, Itália e Países Baixos. www.tupy.com.br
Sobre a MWM
A MWM, uma empresa do grupo Tupy, é fabricante de motores, geradores de energia e torres de iluminação. Há mais de sete décadas no Brasil, atende a diversos segmentos e exporta para mais de 45 países. A Empresa oferece soluções completas em descarbonização para o campo e para a cidade, possui um extenso portfólio de peças de reposição, e é referência em operações de contratos de manufatura. Seus clientes contam com uma renomada e capacitada rede de distribuição e serviços com mais de 1.300 pontos no Brasil e no mundo.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo estão em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou cerca de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2024, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui Kero Coco, Toddy e Quaker, entre outras marcas. Os produtos da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. O pep+ coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro da estratégia de negócios, inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas.