img
img

Cencosud Brasil fortalece a economia circular e promove o consumo consciente

Publicado em 15/10/2025 às 14:55 edição Lenilde Pacheco


img

Sustentabilidade: companhia promove ações para economia de energia e água e incentivo à economia circular - Foto: Divulgação

No Dia do Consumo Consciente, 15 de outubro, a Cencosud Brasil, um dos maiores grupos supermercadistas do país, reforça seu compromisso com a sustentabilidade e incentiva escolhas mais responsáveis no dia a dia. Nas lojas, a companhia impulsiona a economia circular, ampliando sua rede de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis.

No 1º semestre de 2025, mais de 17 toneladas de lâmpadas foram corretamente descartadas nos PEVs Reciclus, disponíveis nas bandeiras Bretas, GBarbosa e Mercantil Atacado. Já nos PEVs Cargill/Liza, que soma 114 coletores em lojas selecionadas das redes Bretas, GBarbosa, Giga Atacado, Mercantil Atacado, Perini e Prezunic, foram recolhidos mais de 17 mil litros de óleo de cozinha.

Outra iniciativa é o programa de reciclagem de vidro, desenvolvido em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o Programa Volte Sempre, da Heineken. A iniciativa fortalece o movimento de economia circular nas lojas GBarbosa (Costa Azul, Iguatemi e Bela Vista) e Mercantil Atacado (San Martin), em Salvador, além de unidades do Bretas e Prezunic. Mais de 46 toneladas de garrafas de vidro tiveram destinação ambientalmente correta entre os meses de janeiro a junho desse ano.

A simples atitude de depositar garrafas de vidro nos pontos de coleta nas lojas do grupo contribui para reduzir a geração de resíduos, diminuir a emissão de CO₂ e economizar energia. Há três anos, a iniciativa incentiva o descarte correto, estimula a economia circular, preserva o meio ambiente e ainda gera cashback para troca por produtos Heineken nos estabelecimentos participantes do Programa Volte Sempre.

Em sua operação e no dia a dia das lojas, a Cencosud Brasil – oito estados brasileiros – também está atenta às oportunidades de reduzir o desperdício e promover o uso consciente dos recursos:

  • Mais de 1.600 toneladas de papelão e outros recicláveis provenientes da operação das lojas tiveram destinação correta para reciclagem;
  • Por meio de um projeto de eficiência hídrica, que incentiva ações preventivas e monitora o consumo de água em tempo real, vinte e uma lojas da bandeira Prezunic, no Rio de Janeiro geraram uma economia de 20.394 m³ de água no 1º semestre de 2025, que equivale ao consumo mensal de mais de 130 famílias brasileiras;
  • A companhia registrou economia de 3.895 MWh de energia, o que representa uma redução de 3,2% em relação ao 1º semestre de 2024. Essa diminuição é resultado de um conjunto de iniciativas integradas de eficiência energética, como monitoramento em tempo real do consumo das lojas, automação de ar-condicionado, medição setorizada e controle de cargas, monitoramento de frio alimentar e retrofit de lâmpadas LED;
  • Em junho, a Cencosud Brasil conquistou pelo segundo ano o Schneider Electric Sustainability Impact Awards, reconhecimento nacional que celebra as ações desenvolvidas pela companhia que, por meio da tecnologia, contribui para aumentar a eficiência operacional e promover o uso consciente dos recursos naturais.

Ao integrar inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental em sua estratégia, a Cencosud Brasil reafirma seu papel como uma das líderes do varejo comprometidas com um futuro mais sustentável.