

Plano de requalificação de viveiro das Obras Sociais Irmã Dulce vence gincana da Braskem
Publicado em 17/07/2025 às 15:27 edição Lenilde Pacheco

A gincana reuniu nacionalmente mais de 2.300 voluntários inscritos em 22 equipes - Foto: Divulgação
Com um projeto que uniu sustentabilidade, educação e solidariedade, a equipe baiana Sempre em Frente, foi destaque na Gincana do Voluntariado da Braskem 2025. A revitalização do viveiro de plantas do Centro Educacional Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho (BA), vai beneficiar mais de 1.200 pessoas e garantiu à equipe o prêmio na categoria “Maior Número de Beneficiários Diretos”. O valor de R$ 10 mil será doado à instituição, fortalecendo ações de educação ambiental e cuidado com o meio ambiente.
“A participação dos integrantes na Gincana do Voluntariado 2025 foi inspiradora. Ver o engajamento, a dedicação e o cuidado com que cada ação foi realizada reforça o quanto o voluntariado tem um papel transformador. Não só para quem recebe, mas também para quem doa o seu tempo e energia. Iniciativas como essa ganham ainda mais relevância diante dos desafios da mudança climática, mostrando que pequenas ações coletivas podem gerar grandes impactos ambientais e sociais”, pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
A ação realizada pela equipe Sempre em Frente teve como foco a revitalização do viveiro de plantas do CESA, transformando o espaço em um ambiente pedagógico voltado para aulas práticas de Educação Ambiental. A iniciativa impactou diretamente 1.200 pessoas, entre elas 960 alunos, 30 docentes e funcionários, além de seus familiares, promovendo o aprendizado sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
“Este projeto é de muita importância para o CESA porque vai potencializar o trabalho que a Coordenação de Educação Ambiental já faz no espaço do Viveiro em prol do meio ambiente. O novo espaço vai alimentar o Sistema Agroflorestal da escola e vai possibilitar ter ações e atividades mais efetivas com os alunos e comunidade escolar”, explicou a coordenadora pedagógica do CESA, Rita Fróis.
Durante aproximadamente três meses de gincana, os 73 voluntários da Sempre em Frente se reuniram nas manhãs de sábados para colocar a mão na massa. As atividades incluíram capinagem do local, confecção de tinta orgânica feita com argila, pintura, montagem da estrutura do viveiro com instalação de sombrite e cobertura, além do plantio de diversas mudas. Uma oficina sobre práticas sustentáveis também foi oferecida a 31 alunos da instituição, despertando o interesse das crianças e adolescentes pela preservação ambiental.
Uma das integrantes da equipe Sempre em Frente foi Vanessa Anjos, analista pleno na área financeira da Braskem. Ela conta que pratica ações de voluntariado há muito tempo e que, neste ano, resolveu participar da Gincana por influência de um colega. “Fiquei encantada com o que o programa proporciona: engajamento e união dos voluntários, além do impacto positivo das ações para as instituições participantes. Espero estar presente nos próximos anos neste programa que é tão importante para a nossa comunidade”, relatou.
Além da Sempre em Frente, a Bahia contou com outra equipe de destaque: a Laços de Solidariedade, que realizou uma série de melhorias na Creche Esperança II, em Camaçari. As ações realizadas pelos 241 voluntários da equipe incluíram a instalação de campainha e bebedouro, criação de uma brinquedoteca, instalação de ar-condicionado, doação de brinquedos e livros, além de palestras, oficinas e eventos comemorativos, como o do Dia das Mães.
“Foram dias intensos, de mobilização, doação e muito amor envolvido e tudo fez ainda mais sentido quando fomos recebidos com amor e abraços apertados de gratidão. Levar doações é importante, mas o que mais entregamos ali foi presença, carinho e esperança. Sem dúvida nenhuma saio dessa experiência com a certeza de que fizemos muito mais do que uma ação social, deixamos um pedaço de nós em cada canto daquela creche”, relata emocionada Renata Lopes, analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Service Engenharia, empresa terceirizada que presta serviço para a Braskem e uma das representantes da equipe Laços de Solidariedade.
A ação é uma iniciativa do Programa Global de Voluntariado da companhia, que desde 2017 busca promover experiências transformadoras, ampliando a consciência social dos colaboradores e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. Além dos integrantes da Braskem, a gincana também envolve familiares, terceirizados, clientes e parceiros.
Neste ano, em todo o país, foram mais de 2,3 mil voluntários inscritos em 22 equipes nos cinco estados onde a Braskem tem operações. Foram quase 8 mil horas de trabalho voluntário que beneficiaram cerca de 3,9 mil pessoas.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, que oferece soluções sustentáveis da química e do plástico; possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.