img
img

M. Dias Branco avança com iniciativas para a preservação da Caatinga

Publicado em 29/04/2025 às 07:32 edição Lenilde Pacheco


img

M. Dias Branco: apoio a projetos para redução do aquecimento global e conservação da biodiversidade - Foto: Divulgação

O Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril, oferece oportunidade para o debate e reconhecimento sobre a necessária preservação da Caatinga. Em 2024, a M. Dias Branco renovou a parceria com a Associação Caatinga para a preservação deste bioma exclusivamente brasileiro, de semiárido, vegetação adaptada à seca, solo raso, porém fértil, que abriga espécies únicas, destacando sua importância ecológica e biodiversidade.

Na data de celebração da Caatinga, a companhia reforça a importância dos projetos que contribuem para a redução do aquecimento global, a conservação da biodiversidade e o combate à desertificação. Estas iniciativas estão alinhadas com a Década de Recuperação de Ecossistemas, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas previstas no Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.

Ao longo dos anos, a iniciativa de adoção da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI, aumentou gradativamente para 1.857 hectares, contribuindo para a manutenção do estoque de 494.091,99 toneladas de CO2e durante 2024 e a remoção de 6.870,90 toneladas de CO2e no mesmo período.

A parceria com a Associação Caatinga, entidade não governamental sem fins lucrativos, que atua há 26 anos na conservação das terras, florestas e águas da Caatinga, possui um planejamento de iniciativas e indicadores para acompanhamento da execução e resultados obtidos ao longo do ano. Esses resultados estão distribuídos nos pilares ambientais e sociais.

Investimento e ações

Com o apoio da Companhia na proteção da Reserva foram realizados, por exemplo, 96 monitoramentos no local, gerando informações para a Unidade de Conservação ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O monitoramento e coleta das informações é de responsabilidade da Associação Caatinga.

Em 2024, foram realizadas ações voltadas para engajamento e educação ambiental junto aos colaboradores da M. Dias Branco, onde a Associação Caatinga trouxe exposição itinerante ‘Conheça e Conserve a Caatinga’, marcando o Mês Junho Ambiental. Também com o objetivo de engajamento, mobilização e educação ambiental, a Associação Caatinga promoveu diversas iniciativas como a realização de atividades de educação ambiental, visita guiada à exposição Caatinga e palestra para públicos da Companhia. Ainda em 2024, foi realizado o monitoramento da área de plantio, feito em 2023, de 5 mil mudas de espécies nativas da Caatinga na Fazenda Gameleira, uma área adquirida pela Associação Caatinga e incorporada à Reserva Natural Serra das Almas.

Conforme o último monitoramento, a área apresenta bom desempenho, com um crescimento considerável das mudas e uma taxa de sobrevivência de 78%. Além dos benefícios ecológicos, a ação promove impacto social positivo, já que todas as sementes nativas utilizadas foram coletadas localmente, e a mão de obra contratada para o plantio, incluindo trabalhadores, coletores de sementes e diaristas, veio das comunidades próximas à Serra das Almas. Essa abordagem fortalece a economia local e melhora a renda das famílias da região.

“Iniciamos a adoção na Reserva Natural Serra das Almas com 800 hectares, hoje estamos com 1.857 hectares. Queremos contribuir com a proteção da região que abriga diversidade de ecossistemas, além de várias espécies na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Fauna, reconhecida pela Unesco pela relevância na conservação da Caatinga, enfatizando sua significativa contribuição para a preservação da flora e fauna locais”, conta Tiago Timbó, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

“O apoio da M. Dias Branco contribui para fortalecer as ações da Associação Caatinga na proteção da biodiversidade e enfrentamento às mudanças climáticas. Juntos, estamos construindo um mundo mais sustentável para as presentes e futuras gerações”, afirma a Associação Caatinga.

A Reserva

A Reserva Natural Serra das Almas é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará, e foi instituída em 1999, sendo gerida pela Associação Caatinga. Além da parte ambiental, a Reserva auxilia no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo, beneficiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade ambiental.

“A parceria da M. Dias Branco prevê o apoio às áreas de monitoramento e fiscalização, realização de pesquisas, emissões evitadas de CO2e, atividades socioambientais, dentre outros. Estamos orgulhosos do trabalho realizado em conjunto com a Associação Caatinga”, finaliza Timbó.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 fábricas de massas, biscoitos e outros alimentos; sete moinhos de trigo e duas fábricas de cremes e gorduras vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países. Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Detém marcas, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas.