Philco reforça compromisso com ESG em projeto de reaproveitamento da água
Publicado em 21/01/2025 às 00:05 edição Lenilde Pacheco
Ação para garantir a umidade do solo e assegurar a manutenção da vegetação - Foto: Divulgação
A Philco adotou um projeto inovador de reaproveitamento de água da chuva na fábrica de Manaus reforçando suas ações de sustentabilidade. A iniciativa, idealizada por uma colaboradora, e apoiada por uma equipe multidisciplinar busca combater a erosão do solo causada pela falta de irrigação da vegetação durante os meses secos da Amazônia.
Utilizando um sistema pluvial que capta a água da chuva, o projeto armazena o recurso em uma caixa d’água e o direciona para irrigar os taludes – plano de terreno inclinado que limita um aterro. Além de preservar o solo, a água captada também pode ser utilizada em atividades como limpeza de áreas externas, descargas sanitárias e irrigação de áreas verdes, ampliando seu impacto positivo.
Essa iniciativa demonstra como a empresa alinha sua operação aos princípios ESG, promovendo inovação, preservação ambiental e a integração de soluções adaptadas às necessidades locais da região amazônica. A Philco também reafirma sua liderança em sustentabilidade por meio de ações complementares, como o uso de energia renovável e programas de reflorestamento, que consolidam sua contribuição para a redução de emissões de carbono e a recuperação de ecossistemas.
“Com essa iniciativa, a Philco reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, oferecendo soluções que não apenas respeitam, mas também se integram à realidade amazônica. Este é um exemplo claro de como a empresa alinha suas práticas aos princípios ESG, promovendo um impacto positivo significativo na região e no meio ambiente”, explica Cristiane Clausen, Diretora Executiva da Philco.
Energia renovável
Em 2024, a Philco foi reconhecida pelo Grupo Electra por suas destacadas iniciativas no uso de energia renovável, consolidando seu compromisso ambiental e sua contribuição para a redução das emissões de carbono.
A empresa registrou, em 2023, um consumo médio mensal de 1.550 MWm de energia renovável, quantidade suficiente para atender cerca de 10 mil residências. Essa iniciativa resultou em uma redução significativa de 471 toneladas de CO₂ por mês, totalizando mais de 5.600 toneladas ao longo do ano. Esse volume de emissões evitadas equivale ao que seria liberado por um carro de passeio ao percorrer uma distância suficiente para dar uma volta completa ao redor da Terra.
Além do uso de energia renovável, a Philco complementou suas ações com o plantio de 3.659 árvores em áreas estratégicas para reflorestamento. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na compensação de carbono e na recuperação de ecossistemas degradados, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas.
“Esses esforços destacam a visão da Philco em construir um futuro mais sustentável, ao integrar práticas responsáveis que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a sociedade”, finaliza Cristiane.
Sobre a Philco
Amplamente reconhecida pela alta qualidade dos seus televisores e por ser pioneira no lançamento de produtos de áudio e vídeo, a Philco chegou no Brasil em 1934, há quase cem anos, e hoje é uma das marcas mais presentes na vida do consumidor brasileiro. Seu portfólio é composto por um mix de produtos com mais de 600 itens, incluindo linhas de áudio e vídeo, casa, climatização, cozinha, cuidados pessoais e linha branca.