img
img

HUB de desenvolvimento sustentável da FIEB define prioridades para 2025

Publicado em 04/11/2024 às 07:34 edição Lenilde Pacheco


img

Grupo de trabalho definiu estratégias para o fortalecimento de ações ESG - Foto: FIEB/Divulgação

Com o propósito de discutir estratégias para fortalecer as ações ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) por empresas e instituições membros do HUB ODS Bahia, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), âncora do HUB ODS Bahia, realizou workshop, sob a coordenação da Rede Brasil do Pacto Global. O encontro ocorreu no Observatório da Indústria da Fieb e marcou o primeiro ano de atividades do HUB.

Com a participação de todos os membros do HUB ODS Bahia, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar as ações ESG adotadas, em 2024, pelas empresas do Comitê Gestor do HUB e de alinhar diretrizes para o planejamento de ações para 2025.

Dentre as propostas discutidas: a realização de fóruns técnicos/cursos para compartilhamento de práticas e sensibilização sobre temas priorizados na Agenda do Pacto Global.

Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEB, coordenadora do HUB, explicou que o foco das ações para 2025 será a construção de parcerias entre as empresas/instituições membros para o desenvolvimento de projetos que fortaleçam a agenda da indústria com foco nos critérios ESG/Sustentabilidade. “Encerramos este primeiro ano de atividades com resultados positivos visando as metas dos Objetivos do Desenvolvimento da ONU (ODS)”, comemorou.

Resultados

Em um ano, o HUB ODS Bahia conseguiu alcançar 181 empresas cadastradas. No total, são oito HUBs ODS consolidados – Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina e Amazonas –, somando 1.405 empresas aderentes. Além destes, está em processo de implantação um novo núcleo no Pará.

Dentre as principais ações realizadas em 2024, estão programas sociais desenvolvidos em comunidades no entorno das empresas e a organização de fóruns técnicos. Destacam-se a Pauta Global de ESG no Setor Industrial Baiano, Transição Energética na Bahia, Fórum Mudanças Climáticas Norte/Nordeste e o Inventário de Emissões de GEE – Plataforma Sirene Organizacionais – em parceria entre a CNI, FIEB e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que somaram mais de 300 participantes. Também foram realizados cursos de ESG/Licenciamento Ambiental com a capacitação de mais de 200 empresas instaladas em municípios do interior da Bahia.

HUB ODS Bahia

A FIEB reafirmou o seu compromisso com a sustentabilidade ao tornar-se, em julho de 2022, signatária do Pacto Global da ONU, organização que tem o papel de comprometer governo, sociedade civil e setor privado mundial, na implementação de ações que contribuam para o alcance da Agenda 2030 e de seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O desafio é o enfrentamento dos principais problemas globais relacionados à fome e à pobreza, aos efeitos das mudanças climáticas, mais igualdade e qualidade de vida para as pessoas.

Complementarmente, a FIEB e o Pacto Global celebraram, em julho de 2023, termo de parceria para implantação do HUB ODS Bahia, integrando a Rede Brasil do Pacto Global com o objetivo de realizar seminários, treinamentos, programas e projetos que contribuam para o engajamento empresarial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com os critérios ESG – Meio Ambiente, Social e Governança, em alinhamento com o Pacto Global.

Compõem o Comitê Gestor HUB ODS Bahia/ESG da Indústria Baiana: Pacto Global, FIEB, Ideste, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), Basf; Petroreconcavo, Braskem, Bracell e Pan American Silver. Trata-se de mais uma iniciativa da FIEB, em consonância com sua missão de Agente Indutor de Sustentabilidade da Indústria Baiana.

Empresas e instituições interessadas em fazerem parte do HUB ODS BA podem se cadastrar aqui.

A participação no HUB ODS Bahia é gratuita, e não há limite de representantes inscritos por Organização. Também não é necessário ser participante do Pacto Global, basta que a organização tenha sede ou operações nos estados com HUBs implementados.

Sistema FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb). Todas essas entidades formam o Sistema FIEB, atuando conjuntamente na oferta de serviços de educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.

A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.