img
img

Whirlpool cria novo sistema para descarte adequado de eletroeletrônicos

Publicado em 03/10/2023 às 08:12 edição Lenilde Pacheco


img

Gratuito, o novo sistema próprio aceitará produtos em qualquer estado de conservação - Whirlpool/Divulgação

A Whirlpool, fabricante de eletroeletrônicos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, anuncia o lançamento de seu Sistema Individual de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, que permite a destinação ambientalmente adequada de produtos ao final de sua vida útil, de qualquer marca ou tamanho, gratuitamente, em todo o território nacional. Os consumidores poderão agendar a coleta dos equipamentos ou levar até um dos diversos pontos de coleta espalhados pelo Brasil.

A iniciativa, além de reforçar o compromisso da Whirlpool com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e o propósito da empresa de melhorar a vida das pessoas em casa e no planeta, para Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para América Latina, também contribui e dá celeridade ao tema ainda em fase inicial de operação no País.

“Sabemos que o descarte inadequado de eletroeletrônicos pode trazer danos à saúde e ao meio ambiente, e fomentar esse assunto entre empresas, governo, parceiros e consumidores, é fundamental. Estamos muito contentes em nos tornarmos pioneiros no setor de linha branca de grande porte na implementação de um sistema individual de logística reversa de eletroeletrônicos com abrangência nacional, oferecendo um programa de descarte para produtos de todos os tamanhos, o que é um grande desafio, sem qualquer custo para o consumidor”, disse Bernardo Gallina.

No programa, há duas maneiras do consumidor realizar o descarte do seu eletroeletrônico: levar o produto que está no final de sua vida útil até um ponto de coleta (para eletroeletrônicos com peso inferior a 30kg) ou agendar a coleta domiciliar desse produto (para eletroeletrônicos acima de 30kg). Cabe a ele a responsabilidade de levar o seu produto até um dos pontos de coleta ou agendar pelo site Link e seguir as orientações necessárias para realizar o descarte. A empresa parceira que fará a operacionalização do programa é a Circulare.

“Nosso ecossistema tem grande expertise nesse tipo de operação e essa parceria é muito relevante na promoção da economia circular. Todos os nossos operadores da rede são devidamente licenciados e realizam a destinação ambientalmente adequada dos produtos eletroeletrônicos, seguindo rigorosamente a legislação ambiental aplicável”, explica Tereza Sita, Gerente ESG da Circulare.

Agenda Verde

A fabricante de eletrodomésticos tem atuado com stakeholders, colaboradores e especialistas da área para conquistar avanços da agenda verde. Com diversas iniciativas, reforça o compromisso em relação às práticas ESG, como está demonstrado em seu Relatório Global de Sustentabilidade.