PepsiCo cria plataforma com objetivos de sustentabilidade definidos até 2030
Publicado em 21/09/2021 às 08:04 edição Lenilde Pacheco
Da batata cultivada de forma sustentável até a embalagem bio-compostável - Foto: Pepsico
Dona da marca de refrigerantes Pepsi e dos salgadinhos Doritos e Lay’s, a PepsiCo anunciou nesta semana o lançamento de uma plataforma “ponta a ponta”, para ajudar a tornar todas as etapas do negócio mais sustentáveis — desde obtenção de ingredientes, fabricação e venda de produtos até a relação com funcionários. Trata-se da PepsiCo Positive (pep+) que coloca a sustentabilidade no centro de como a empresa deve operar dentro dos limites do planeta e com mudanças positivas para o meio ambiente e as pessoas.
A pep+ guiará como a PepsiCo opera seu negócio: desde a obtenção de ingredientes, fabricação e venda de seus produtos de uma forma mais sustentável, até envolver as pessoas a fazerem escolhas que são melhores para si e para o planeta. O presidente e CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta, explica que a pep+ mudará a rotina das 23 marcas.
A LAY’S, por exemplo, começará com uma batata cultivada de forma sustentável em um campo regenerativo e, em seguida, será entregue por meio de uma cadeia de abastecimento Net-Zero e de impacto hídrico positivo, vendida em uma embalagem bio-compostável, e com os níveis mais baixos de sódio no mercado. “Isso é uma escolha positiva. É assim que a pep+ será melhor para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio. Agora, imagine a escala e o impacto quando aplicado a todas as nossas 23 marcas globais, de bilhões de dólares”, disse.
Um dos pilares deste plano é a Agricultura Positiva, trazendo metas importantes a serem conquistadas. A PepsiCo trabalha para disseminar práticas regenerativas em toda a sua área agrícola, cerca de 2.8 milhões de hectares, até 2030, além de melhorar os meios de subsistência de mais de 250 mil pessoas em comunidades agrícolas em todo o mundo. As metas incluem:
– Atingir emissões de carbono Net-Zero até 2040;
– Atingir impacto hídrico positivo até 2030;
– Introduzir embalagens mais sustentáveis na cadeia de valor;
– Reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico, entre outras iniciativas.
No Brasil, a companhia também extinguiu o uso do shrink, plástico que envolvia os canudos das embalagens de Toddynho, substituindo os canudos de plástico para canudos de papel. No Agro da PepsiCo, o Programa de Agricultura Sustentável, a empresa leva aos produtores parceiros as melhores práticas regenerativas de cultivo e novas tecnologias. Replica experiências positivas e gera maior rentabilidade e produtividade aos parceiros.
Por meio do programa, a companhia também promove o fomento à diversidade e à equidade de gênero no campo e o respeito aos direitos humanos e às legislações.
Fonte: Pepsico