img
img

Logística Reversa: Brasil recicla 2,1 milhões de toneladas de alumínio em cinco anos

Publicado em 10/07/2024 às 18:45 edição Lenilde Pacheco


img

Há mais de uma década, o Brasil reaproveita 96,9% das latinhas de alumínio fabricadas - Foto: Recicla Latas

 

Pesquisa revela que Brasil reciclou mais de 40 Titanics em latas de alumínio nos últimos 5 anos

Dados da Recicla Latas mostram que o país reaproveita, ao menos, 96,9% das latinhas de alumínio fabricadas há mais de uma década

O Brasil alcançou um marco relevante que demonstra a eficiência do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. Nos últimos 5 anos, o país reciclou uma quantidade de latinhas de alumínio equivalente a 41 Titanics, com um total de mais de 2.173.600 toneladas de alumínio reciclado, quantifica recente pesquisa da Recicla Latas. Este resultado confirma o compromisso do setor com a economia circular e preservação ambiental.

Ao longo dos últimos 10 anos, o índice de reciclagem de latas de alumínio do Brasil manteve-se consistentemente elevado, acima de 96,9%. Este índice coloca o Brasil entre os líderes mundiais em reciclagem de alumínio, reafirmando o papel crucial da conscientização ambiental e do envolvimento da sociedade com o consumo da embalagem mais sustentável do planeta .

“A reciclagem é um trabalho conjunto. Fazer a gestão adequada dos resíduos sólidos faz toda a diferença no resultado final, foi por isso que a Recicla Latas nasceu. Estamos constantemente dialogando com as cooperativas parceiras, centros de coleta, recicladoras e fábricas para que desempenhem suas funções da melhor maneira possível. A colaboração entre todos os stakeholders da cadeia é crucial para que a reciclagem de latas de alumínio ajude a diminuir os impactos ambientais no Brasil”, explica Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.

A reciclagem de latinhas de alumínio não apenas contribui para a redução do impacto ambiental, mas também é uma atividade de cunho social muito importante e economicamente vantajosa, gerando empregos e promovendo a inclusão social de milhares de catadores. Por isso, a preocupação da entidade em continuar investindo em tecnologias e programas que incentivem a reciclagem.

“Os dados mostram que o Brasil não só aumentou a produção e venda de latas de alumínio, mas também melhorou significativamente a coleta e reciclagem. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até agora, mas sabemos que há muito mais a ser feito para avançar com a sustentabilidade no país”, conta Paquet.

Gestão de resíduos sólidos

A Recicla Latas trabalha com as capacitações em gestão integrada de resíduos sólidos para gestores públicos municipais e estaduais desde 2021, que já formou cerca de 1,1 mil gestores em 521 municípios e oito estados. Este é um projeto que ajuda a fortalecer o conhecimento e as práticas relacionadas à economia circular, logística reversa, legislação ambiental e possibilidades de parcerias, visando criar as condições necessárias para os gestores públicos elaborarem e implantarem os planos municipais de gestão de resíduos, gerando impactos positivos para o meio ambiente e população local.

A próxima capacitação tem como foco gestores da região Nordeste e acontecerá nos dias 11 e 12 de junho. A capacitação é online e gratuita e as inscrições podem ser feitas através das redes sociais da Recicla Latas.

Sobre a Recicla Latas

Instituída em julho de 2021, a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas possui os seguintes compromissos:

  • Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em patamar de 95%;
  • Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio;
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
  • Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.