img
img

Economia Circular: Com Projeto Recicla Solar, Festival de Verão recolhe 9 toneladas de resíduos

Publicado em 05/02/2025 às 10:45 edição Lenilde Pacheco


img

Entre 2023 e 2025, mais de 15 toneladas de resíduos foram coletadas - Foto: Recicla Solar/Divulgação

Em sua 25ª edição, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro no Parque de Exposições de Salvador–BA, o Festival de Verão promoveu ações voltadas à sustentabilidade, em parceria com a Coca-Cola Brasil e a fabricante Solar Coca-Cola. Por meio do projeto Recicla Solar, o evento implementou iniciativas sustentáveis, educativas e interativas, visando conscientizar o público e reduzir o impacto ambiental. Como resultado, mais de 9 toneladas de resíduos foram coletadas durante os dois dias de programação, garantindo a destinação adequada dos materiais recicláveis.

É o terceiro ano consecutivo que a Solar Coca-Cola, engarrafadora do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional, traz ao Festival de Verão a “Tenda Sustentável”. O espaço possibilitado por meio do Recicla Solar, projeto da fabricante que incentiva a economia circular, serviu como um centro de reciclagem para coleta e triagem de resíduos gerados durante o festival. Ao todo, entre 2023 e 2025, já são mais de 15 toneladas de material que têm destinação final ambientalmente correta, retornando à indústria. Em 2025 foram 9.217,90 Kg coletados, incluindo materiais como alumínio (911,69 Kg), ferro (3.159 Kg), PET (745 KG), plástico (902,20 Kg), papelão (1.620,60 KG), vidro (1.784,20 Kg), dentre outros.

A iniciativa contou com a participação de 45 catadores, contribuindo para o sucesso da ação voltada à sustentabilidade. A parceria entre o evento e a empresa visa assegurar a destinação adequada dos resíduos, fomentar a geração de renda e o protagonismo dos profissionais que atuam na cadeia de reciclagem.

A Tenda ainda foi espaço para dinâmicas de gamificação para engajar o público e promover a conscientização de forma leve e educativa. As atividades ensinaram sobre a importância do descarte correto, e os participantes foram recompensados com brindes exclusivos da marca.

“Além de fortalecermos nossa conexão com consumidores, nós temos como propósito aumentar a conscientização sobre a relevância da economia circular e do empoderamento socioeconômico de agentes de reciclagem. Além disso, trazendo propostas de gamificação, troca de resíduos por copos reutilizáveis e fast pass, nós dinamizamos e incluímos o público nessa força tarefa por um futuro mais sustentável. Ações como essas já vêm sendo realizadas em eventos de grande porte em todo o país. Esse resultado durante o FV25 nos inspira a seguir firmes na meta de coletar 35 mil toneladas de resíduos até 2025 por meio do Recicla Solar, e dos projetos que compõem a plataforma de sustentabilidade e economia circular da Solar Coca-Cola”, pontua Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola.

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. A companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda.