img
img

Dow lança novas soluções de propilenoglicol; inovação inclui baixo carbono

Publicado em 14/05/2024 às 07:29 edição Lenilde Pacheco


img

Novas tecnologias permitem o uso de matérias-primas alternativas e incluem energia renovável - Foto: Divulgação

A Dow Poliuretanos apresenta três novas linhas sustentáveis ​​de soluções de propilenoglicol (PG) no Brasil. A linha Renuva permite a substituição de matérias-primas de origem fóssil por resíduos provenientes do pós-consumo. A linha Ecolibrium reduz o uso de matérias-primas baseadas em fósseis e, no seu lugar, utiliza produtos de origem biológica. Já Decarbia, é uma solução de carbono reduzido que utiliza fontes de energia renováveis. O mercado brasileiro também conta com a linha Decarbia para soda cáustica, lançada recentemente.

As soluções propilenoglicol (PG) são adequados para uma ampla gama de aplicações na indústria, incluindo cuidados pessoais, cosméticos, farmacêuticos, ingredientes alimentares, aromas, fragrâncias, agrícolas e industriais.

As tecnologias são desenvolvidas a partir de uma abordagem de balanço de massa, técnica eficiente que demonstra o uso de matérias-primas alternativas e uso de energia renovável para fabricar o propilenoglicol em larga escala no setor químico. Com essa abordagem, a Dow recebeu recentemente a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) PLUS na planta de Aratu (BA).

O ISCC PLUS é um padrão de certificação mundial para cadeias de abastecimento totalmente rastreáveis ​​e ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis. “Estamos orgulhosos em estabelecer, de maneira pioneira, inovações na produção de materiais mais sustentáveis no Brasil, demonstrando nosso compromisso em promover a economia circular em toda a cadeia de valor”, afirma Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos.

Sustentabilidade

À medida em que a Dow acelera a sua jornada de sustentabilidade, continua a procurar formas inovadoras de incorporar matérias-primas alternativas, especificamente aquelas obtidas por meio de energia renováveis, de base biológica ou derivadas de consumo pós-industriais. “A procura por materiais circulares, biocirculares e de baixo carbono*para os mercados finais de poliuretano está aumentando e, ao utilizar as nossas tecnologias avançadas de circularidade, podemos oferecer aos nossos clientes os mesmos produtos de alta qualidade com mais benefícios”, ressalta Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina.

Sobre a Dow

A Dow é uma das principais empresas mundiais de ciência dos materiais, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como de embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo. Com atuação global, aposta em inovação e no compromisso com a sustentabilidade. Opera fábricas em 31 países e emprega aproximadamente 35.900 pessoas. Em 2023, a companhia entregou aproximadamente US$ 45 bilhões em vendas.