

Sustentabilidade: Chocolat Festival Bahia reúne mais de 150 expositores
Publicado em 19/07/2025 às 07:22 edição Lenilde Pacheco

Evento tem espaço para encontros, debates e oportunidade para novos negócios - Foto: Divulgação
Até domingo (dia 20), Ilhéus é a sede do maior evento de cacau e chocolate de origem da América Latina. A edição 2025 do Chocolat Festival Bahia reúne mais de 150 expositores, 15 chefs nacionais e internacionais, atrações culturais, cinema temático, rodada de negócios, oficinas para crianças, debates e o Cacao Summit, que se consolida como um dos fóruns globais mais relevantes sobre o futuro da cadeia do cacau.
No Centro de Convenções de Ilhéus, a entrada é gratuita e a expectativa da organização é ultrapassar os 80 mil visitantes durante quatro dias de evento que contribui para a consolidação de 200 marcas de chocolates de origem. Tambem fortalece a adoção de novas tecnologias, o empreendedorismo e um modelo de produção sustentável no Sul da Bahia.
O festival ganhou projeção internacional e conta com edições em São Paulo, Pará e Salvador, Brasília, além de versões na Europa em países como França e Portugal. Com toda a expansão, na Bahia o projeto mantém suas raízes e sua força simbólica, no coração da região cacaueira, onde a cultura, a produção e a memória do cacau fazem parte da identidade local.
A programação de 2025 inclui o Cacao Summit, um espaço de encontros e debates com especialistas do Brasil e do exterior. O foco estará em temas como rastreabilidade, carbono zero, certificação, comércio justo, bioeconomia e o papel do cacau na regeneração de florestas tropicais. O summit receberá produtores, cientistas, investidores, representantes de organizações internacionais, empresas de impacto e marcas de chocolate fino.
Na Cozinha Show, 15 chefs se apresentarão ao longo dos quatro dias, entre eles Lucas Corazza, Tânia Bastos, Leandro Santos, Carolina Figueiredo, Michele Crispim, Viviane Wakuda, Nara Assunção, Vanessa Cezar, Fernanda Pacheco, Michele Araújo, Eni Gomes, Marcela Tavares, David Almeida, Camila Mitoso e Juliana Ferreira. As apresentações incluem receitas com chocolate, técnicas de pâtisserie e uso do cacau na gastronomia contemporânea, além de diálogo com o público.
O festival também contará com Rodada de Negócios, com a participação de compradores nacionais e internacionais interessados em cacau fino, chocolates bean to bar e derivados. A Feira do Chocolate reunirá marcas de todo o Brasil com foco em produção sustentável e de origem controlada. No campo artístico, haverá apresentações musicais todos os dias e o encerramento será com o cantor e compositor Danilo Caymmi. A Mostra de Cinema Cacau & Chocolate e oficinas sensoriais para crianças completam a agenda cultural. Toda a programação é gratuita.
Programação – Chocolat Festival Bahia 2025
19 de julho (sábado)
Programação das 15h às 22h. Às 16h, painel do Cacao Summit sobre certificações e bioeconomia. Às 16h30, Cozinha Show com Tânia Bastos. Às 17h30, exibição do curta O despertar do cacau. Às 18h30, Cozinha Show com Viviane Wakuda. Às 19h30, atração musical. Às 20h30, Cozinha Show com Lucas Corazza.
20 de julho (domingo)
Feira aberta das 14h às 20h. Às 15h, Cozinha Show com Michele Crispim. Às 16h, exibição de documentário. Às 16h30, Cozinha Show com Vanessa Cezar. Às 17h30, apresentação da chef Nara Assunção com foco em cozinha afro-brasileira. Às 18h30, Cozinha Show com Juliana Ferreira. Às 19h, show de encerramento com Danilo Caymmi.
Realizado pela da MVU Empreendimentos, o Chocolat Festival tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, conta com as parcerias da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entre outros parceiros.