img
img

PepsiCo divulga Resumo ESG 2023 e destaca avanços da agenda sustentável

Publicado em 01/07/2024 às 07:34 edição Lenilde Pacheco


img

Uso da água: campo de batatas irrigado com mini aspersão para maior eficiência - Foto: Divulgação

A PepsiCo acaba de divulgar o seu relatório sobre o progresso de seus resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) ao longo do ano passado. O Resumo ESG 2023 fornece uma atualização detalhada sobre PepsiCo Positive (pep+), o programa de transformação global da companhia que busca impulsionar o desempenho e o valor dos negócios no longo prazo.

Um dos principais mercados na América Latina, o Brasil reforça a sua contribuição direta da companhia para o avanço nas metas globais, por meio de projetos já reconhecidos nas principais frentes de atuação da agenda PepsiCo Positive (pep+), tais como: a Estação de Tratamento de Efluentes pelo método de biorreatores com membranas e osmose reversa na fábrica de Itu (SP), que potabiliza e possibilita o reuso de efluentes da localidade; duas usinas termossolares, em Feira de Santana (BA) e Sete Lagoas (MG); a adoção de mais de 170 veículos elétricos ou a gás na frota própria de caminhões; o projeto local pioneiro de baús de caminhão fabricados com plástico reciclado de embalagens de snacks e de bebidas na composição.

A empresa atua efetivamente na destinação correta de plástico flexível de snacks em volume equivalente ao que a companhia lança no mercado anualmente; fomento à práticas regenerativas nos campos de cultivo de batata e de coco-verde para fabricação de snacks e de água de coco de algumas de suas marcas; como Ruffles, Elma Chips e Kero Coco; apoio a organizações sem fins lucrativos para ações de educação e inclusão social, de combate à fome e de formação de profissionais negros e negras. Na sua linha de produção, também incluiu a diminuição de açúcares adicionados e sódio, entre outras ações.

No plano global, em 2023, a PepsiCo alcançou algumas metas antes do previsto, introduziu novas e fez grandes progressos em outras, enquanto certas metas, incluindo o que diz respeito às embalagens, continuam a apresentar desafios. Por meio de uma ampla gama de inovação, investimento estratégico, parcerias inovadoras e a multiplicidade de ações implementadas pelos nossos 318 mil funcionários ao redor do mundo, a empresa:

  • Reduziu as emissões de Escopo 1 e 2 em 13% e das emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 em 5% ano após ano;
  • Reduziu o uso de plástico virgem derivado de fontes não renováveis ​​em 4% ano após ano;
  • Dobrou a sua pegada global de agricultura regenerativa para mais de 728 mil hectares;
  • Registou uma melhoria de 25% na eficiência do uso da água nas operações próprias da empresa com alto risco hídrico em comparação com a linha de base de 2015 – atingindo essa meta dois anos antes do previsto;
  • Ajudou mais de 10 milhões de pessoas a terem acesso a água potável, elevando o total para mais de 91 milhões desde 20065;
  • Introduziu duas novas metas para reduzir o sódio e fornecer ingredientes diversos – 36%6,7 do volume de alimentos estava igual ou abaixo dessas novas metas de sódio. Além disso, entregou 75 bilhões7,8 de porções de ingredientes diversos.

“Três anos após o início da nossa jornada PepsiCo Positive (pep+), está claro que o foco que direcionamos em todo o negócio está funcionando em muitas áreas. Nosso uso de plásticos virgens diminuiu ano após ano e nossas emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 diminuíram em comparação com 2022, bem como, em relação à nossa linha de base de 2015. Tudo isso deve ser comemorado. No entanto, o caminho a seguir continuará a apresentar desafios”, disse Jim Andrew, Diretor de Sustentabilidade da PepsiCo. “Continuamos avaliando onde devemos dedicar tempo e recursos para gerar um impacto significativo e garantir que estamos concentrando nossos esforços de forma eficiente. Construir parcerias fortes e estratégicas com outros players capazes de contribuir para soluções escaláveis, além de adotar e ampliar tecnologias inovadoras são fundamentais para a nossa estratégia.”, completou Andrew.

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui alimentos e bebidas de marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas.