img
img

NIVEA incentiva projeto de reciclagem de embalagens em condomínios de São Paulo

Publicado em 20/06/2023 às 00:27 edição Lenilde Pacheco


img

Equipe atua com auxílio da tecnologia: descarte registrado em aplicativo - Foto: Felipe Romão

A NIVEA dá mais um importante passo para o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele conduzida por sua holding, a Beiersdorf, em um projeto para levar a conscientização sobre recursos circulares às pessoas consumidoras. A marca se uniu ao Instituto Muda para estimular a coleta seletiva de embalagens em 19 condomínios de São Paulo (SP).

A parceria instalou 40 contêineres personalizados com a marca NIVEA para receber materiais recicláveis, como vidro, PET, papel e papelão, Tetra Pak, plástico, aerossol, alumínio, aço e ferro, além de embalagens de cosméticos, e outros 19 de recicláveis especiais para descarte de óleo de cozinha, roupas, eletrônicos, pilhas e cartuchos de impressoras. De novembro a abril, foram coletadas 69,4 toneladas de materiais recicláveis, aproximadamente o peso de quatro tubarões-baleia.

O projeto é uma iniciativa do Grupo de Afinidade de Sustentabilidade Meio Ambiente da companhia, um coletivo multidisciplinar de pessoas colaboradoras que debatem temas para fortalecer a cultura interna da companhia. A parceria com o Instituto Muda vai durar cerca de um ano com a expectativa de impactar e educar 4 mil moradores em mais de mil apartamentos residenciais. “Nossa Agenda de Sustentabilidade é a grande inspiração para esta iniciativa, pois temos metas ambientais importantes para tornar o nosso negócio cada vez mais sustentável e em linha com a responsabilidade que temos com a nossa cadeia de valor.

A parceria com o Instituto Muda contribui para alcançar esses objetivos, especialmente ao incentivar o retorno de embalagens para garantir o uso de recursos totalmente circulares, impactando e transformando hábitos das nossas pessoas consumidoras”, diz Ligia Annunziato, líder da Agenda de Sustentabilidade da NIVEA.

Semanalmente, o Instituto Muda realiza a coleta dos resíduos e doa para 15 cooperativas de reciclagem: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Glicério; Cooperativa Coopercaps Socorro; Cooperativa Coopercaps Interlagos; Cooperativa Coopercaps Paraisópolis; RECIFRAN – Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem; Programa Reviravolta – Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; Cooperativa de Trabalho e da Coleta Seletiva dos Catadores da Baixada do Glicério; Cooperativa Crescer; Cooperativa Recicla Planet; Cooperativa Viva Bem – Coop. de Prod. dos Trab. em Mat. Rec. de S.P; Cooperativa Tietê; Cooperativa Yougreen; Cooperativa Vitoria Do Belém; Cooperativa Recicla Butantã e Coopermiti.

“Acreditamos que o que é descartável possui grande valor e nossa missão é promover práticas cada vez mais sustentáveis para uma economia mais circular, e que reflita na preservação do meio ambiente. Ter a NIVEA como parceira, compartilhando suas metas de sustentabilidade e contribuindo efetivamente neste objetivo nos traz mais motivação para disseminar a importância de uma nova consciência ambiental. Queremos tirar a palavra lixo do dicionário e, com o apoio da NIVEA, ficamos mais perto de alcançar este resultado”, comenta Alexandre Furlan Braz, fundador do Instituto Muda.

Incentivo e aproximação

Em abril e maio, NIVEA e o Instituto Muda estiveram presentes em quatro dos 19 condomínios contemplados pela parceria para reforçar a iniciativa e compartilhar informações importantes. Nesses encontros, pessoas voluntárias da NIVEA interagiram com moradores sobre as iniciativas de sustentabilidade da companhia e como elas impactam o consumo do dia a dia. Já o instituto contou com uma agente educacional para orientar e esclarecer dúvidas a respeito da reciclagem de embalagens. Em uma atividade lúdica, as pessoas participantes ainda responderam perguntas e giraram uma roleta para ganhar produtos da NIVEA, como hidratantes faciais, labiais e corporais, desodorantes, protetores solares e a icônica latinha do NIVEA Creme, além de uma ecobags especial da campanha.

“Fazer parte desta iniciativa e ver o engajamento e a participação dos moradores foi uma experiência marcante. A NIVEA está no coração das pessoas e saber que esta influência pode contribuir para transformar comportamentos e criar hábitos mais sustentáveis fortalece ainda mais a nossa jornada. Ressaltamos para os moradores a importância de reciclar as embalagens de cuidado pessoal, pois, em visita às cooperativas, constamos que a maioria dos itens reciclados são da cozinha e área de serviço”, opina Maiane Bispo, analista de Pricing da BDF NIVEA e integrante do Grupo de Afinidade de Sustentabilidade Meio Ambiente. “A gente joga muito lixo fora, então, é fundamental que esse material tenha o destino correto. É importante que as pessoas tenham essa preocupação no dia a dia e passem a separar os resíduos e fazer a parte delas”, diz Julia, uma das moradoras dos condomínios ativados pela NIVEA.

O Instituto Muda ainda possui um aplicativo no qual o residente registra cada vez que descarta materiais recicláveis nos contêineres. Neste ambiente, as empresas parceiras, como a NIVEA, premiam as pessoas que mais reciclam com vantagens especiais. A marca proporcionou dois cupons para quem desbloquear os requisitos do projeto de reciclagem: o primeiro com uma oferta de R$ 30 de desconto em uma compra acima de R$ 100 no site da NIVEA; o segundo, com 10% de desconto na compra em qualquer valor. Dessa forma, as pessoas podem adquirir seus produtos NIVEA preferidos com essas vantagens exclusivas. “É a nossa forma de agradecer pelo comprometimento com o meio ambiente e com a iniciativa no dia a dia”, ressalta Ligia Annunziato.

Compromissos globais

A Beiersdorf tem uma série de metas para as marcas do grupo em todo o mundo e, no Brasil, segundo mercado mais importante da NIVEA, não é diferente. O cuidado com o meio ambiente para todas as marcas do grupo Beiersdorf é um compromisso fundamental. Com base em resultados de 2018, a companhia estabeleceu metas ambientais para conquistar até 2025:

Reduzir em 50% o uso de plástico novo;
Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia;
Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos;
Reduzir em 25% o consumo de água na produção;
100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis;
Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.
Para uma transformação de dentro para fora, o Grupo de Afinidade com foco em Sustentabilidade e Meio Ambiente, que identifica oportunidades para reduzir o impacto do negócio para o planeta.

Sobre a Beiersdorf 

A Beiersdorf destaca-se por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele há mais de 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 do mundo em cuidados com a pele, Eucerin (dermocosméticos), La Prairie (cosméticos seletivos) e Hansaplast / Elastoplast (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como Aquaphor, Coppertone, Chantecaille, Labello, 8×4, atrix, Hidrofugal, Maestro e Florena completam nosso extenso portfólio no segmento de Consumo. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.

A empresa com sede em Hamburgo gerou vendas de € 8,8 bilhões e um resultado operacional (EBIT) de € 1,2 bilhão no ano fiscal de 2022. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.

Sobre a NIVEA    

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.