img
img

Neoenergia amplia parcerias e aumenta o valor do vidro em logística reversa

Publicado em 25/10/2024 às 08:09 edição Lenilde Pacheco


img

Neoenergia Coelba, a Ambipar e Heineken juntas em parceria que fortalece o projeto Vale Luz - Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (24), os baianos terão um desconto ainda maior ao descartarem o vidro no projeto Vale Luz. Esse benefício é fruto da parceria entre a Neoenergia Coelba, Ambipar – multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, e Heineken Spin. O valor pago por quilograma de vidro coletado aumentará de R$0,08 para R$0,25 – o que representa mais de 200% de aumento. Podem ser descartados diversos tipos de vidro, a exemplo de garrafas de bebidas. Esse incentivo visa atuar na mudança do comportamento do consumidor para o descarte responsável, promovendo ainda a circularidade do vidro e o benefício social, já que o material será convertido em desconto na fatura de energia.

Para participar, o cliente deve separar o vidro – que precisa estar limpo e seco, informar o código do cliente (localizado no canto superior direito da conta de energia), e entregá-lo em um dos 10 pontos fixos de atendimento do projeto ou nas ações itinerantes na capital e interior da Bahia. A parceria entre a Neoenergia Coelba, a Ambipar e Heineken Spin fortalece e traz maior capilaridade ao projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Essa parceria reflete o nosso compromisso com um futuro sustentável. Oferecer um valor mais atrativo pelo descarte incentiva a reciclagem e destaca a importância da economia circular, garantindo que nossas ações de hoje gerem um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade”, afirma Thiago Guth, diretor presidente da Neoenergia Coelba.

“Quando grandes marcas e instituições se unem em prol de um objetivo comum, toda a sociedade é beneficiada. A parceria com a Heineken e Ambipar vai além. Envolve, também, a população em busca do desenvolvimento da consciência ambiental e de um futuro sustentável”, ressalta o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Baptista

Além dos consumidores que entregam vidro para obter desconto na conta de energia, os catadores de materiais recicláveis também podem participar da ação e receber, o valor correspondente ao material descartado no projeto. A ideia é que os catadores recebam mais pelo resíduo que descartam, o mesmo valor praticado pela indústria – que é repassado integralmente aos participantes. “Hoje no projeto Vale Luz já temos 451 catadores cadastrados, que poderão agora se beneficiar do aumento no descarte de mais esse material”, destaca Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Logística reversa

Por meio da parceria, será realizada a logística reversa e a destinação correta das embalagens pós-consumo de vidro, que agora podem ser coletadas pelo projeto Vale Luz nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, ambos beneficiados pela iniciativa. Esse ciclo completo de sustentabilidade possibilita o descarte responsável do vidro O vidro, material presente no cotidiano, tem um grande potencial de reciclagem, embora apenas 25% de todo o vidro produzido no Brasil seja reciclado atualmente.

“Atuamos há quase três décadas focados em soluções ambientais, com o objetivo de ajudar outras empresas a cuidarem do planeta, aliando meio ambiente e desenvolvimento econômico. E, há mais de 25 anos com a reciclagem do vidro. Com essa nova parceria, estamos otimistas em promover a logística reversa desse tipo de resíduo nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, incentivando o descarte de forma adequada para que seja reinserido efetivamente no ciclo produtivo. E assim, reduzir desperdícios e o impacto ambiental”, explica Felipe Cury, head de pós-consumo da Ambipar.

Materiais aceitos pelo Vale Luz

Além do vidro, o projeto Vale Luz aceita a troca de outros resíduos por desconto na fatura de energia. Entre os materiais aceitos estão latas de alumínio, garrafas PET, papelão, papel de escritório, jornais, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha (que deve ser filtrado e entregue em uma garrafa PET transparente). Esses resíduos são pesados e os descontos são aplicados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor. O principal objetivo do Vale Luz é, além de reduzir o valor da conta de energia, promover o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Sobre o Grupo Heineken

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo Heineken é composto por Heineken, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da Heineken NV, maior cervejaria da Europa.

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores.