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Moda sustentável: C&A anuncia uso de energia renovável em 100% da empresa

Publicado em 24/01/2024 às 16:07 edição Lenilde Pacheco


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Transição: os Certificados Internacionais de Energia Renovável atestam a utilização de energia limpa - Foto: Divulgação

Reforçando o seu compromisso com as práticas sustentáveis, a varejista de moda C&A acaba de anunciar importante avanço: 100% da energia consumida em 330 lojas, escritórios e centros de distribuição, em 2023, foi produzida por fontes renováveis. Em parceria com a empresa Elera, a C&A adquiriu o I-RECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável), que representa a atribuição e a garantia de origem de energia gerada a partir de fontes renováveis. Os certificados são utilizados para rastrear e documentar a produção de eletricidade proveniente de fontes solar, eólica e hidrelétrica, por exemplo.

Com a aquisição dos certificados, a C&A reforça o seu compromisso de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, além de comprovar a origem da energia consumida. A operação neutraliza as emissões do consumo de energia da empresa referente a 2023, evitado a emissão de 7,3 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

“Queremos incentivar, promover e nos engajar em iniciativas que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso negócio: buscamos todos os dias fazer uma moda com impacto positivo”, afirma Cyntia Kasai, gerente sênior de ASG da C&A, reforçando o compromisso da empresa com o combate às mudanças climáticas.

Os certificados permitem a rastreabilidade da fonte geradora e serão fornecidos pelo Complexo Eólico Renascença, no Rio Grande do Norte, operado pela Elera Renováveis. O Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil utiliza, desde 2017, a plataforma de registro e emissão de certificados do International REC Standard, conhecido como I-REC. Isso garante que os certificados emitidos no Brasil estão em conformidade com os mesmos padrões daqueles emitidos internacionalmente.

Sobre a C&A Brasil – A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em mais de 330 lojas em todo o território nacional, além do seu e-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças.