img
img

Mais de 70 presidentes e representantes chegam a Belém para Cúpula dos Líderes

Publicado em 07/11/2025 às 07:37 edição Lenilde Pacheco


img

Antes de chegar a Belém, Emmanuel Macron visitou o Centro Histórico de Salvador - Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Repórter: Pedro Rafael Vilela*, da Agência Brasil

 

Chefes de Estado, líderes de governos e representantes de alto nível de mais de 70 países estão em Belém para participar da Cúpula do Clima nos próximos dois dias. Considerando embaixadores e pessoal diplomático, a lista ultrapassa uma centena de governos estrangeiros representados na capital paraense.

O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro. O objetivo é atualizar e reforçar os compromissos multilaterais para lidar com a urgência da crise climática.

A abertura da cúpula será feita pelo presidente brasileiro, no fim da manhã desta quinta-feira (6). À tarde, haverá uma plenária com o tema ‘Clima e Natureza, Florestas e Oceanos’. Na sexta-feira (7), mais duas plenárias estão previstas. Centenas de discursos dos chefes de delegações estão agendados ao longo desse período, e Lula manterá reuniões bilaterais com diversos líderes, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unidos, Keir Starmer.

Visita à Bahia

Em visita a Salvador, nesta quarta-feira (dia 5), Emmanuel Macron tocou tambor com o Olodum, curtiu o Afoxé Filhos de Gandhy e foi tietado no Centro Histórico da capital baiana. O presidente francês veio à Bahia para a abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África. Ele foi recebido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pela ministra da Cultura Margareth Menezes e prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Macron participou da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África. O evento, que integra a Temporada França–Brasil 2025, celebra o diálogo cultural entre os participantes que compartilham raízes, histórias e sonhos de futuro. Realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o painel de abertura do festival teve como tema “A cidade inclusiva, diversidade, acessibilidade e antirracismo”, iniciado com apresentações artísticas no pátio do museu e a visita das autoridades à exposição O Avesso do Tempo — recriação de obras clássicas em lençóis, inserindo rosto nas figuras, destacando experiências africanas ocultas pela história —, do artista franco-beninense Roméo Mivekannin.

 Colaborou: Desafio Ambiental