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Inovação: Dow apresenta embalagens mais sustentáveis para cosméticos

Publicado em 28/11/2024 às 08:25 edição Lenilde Pacheco


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Foco em qualidade e ações para reduzir a pegada de carbono e fomento à economia circular

A Dow, líder global em ciência dos materiais, participou do Seminário de Tecnologia Verde & Sustentabilidade em Cosméticos, realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de outubro. O evento abordou temas cruciais, como os desafios do setor, a gestão de cadeias de suprimentos sustentáveis, questões regulatórias, inovações em ingredientes e formulações, embalagens ecológicas, além de tendências e insights sobre cosméticos verdes e sustentabilidade.

A participação da Dow foi marcada pela colaboração entre as áreas de Soluções para o Consumidor (Dow Consumer Solutions) e Embalagens e Plásticos Especiais (Packaging & Special Plastics), com o objetivo de promover inovação e sustentabilidade, demonstrando o esforço e comprometimento de toda a companhia com seus clientes e com o planeta.

Durante o seminário, as especialistas da Dow Natália Polidoro, do Suporte Técnico e Desenvolvimento, e Renata de Oliveira Pimentel, especialista técnica em Embalagens e Plásticos de Especialidades, conduziram a palestra “A ciência da sustentabilidade como base para o desenvolvimento de soluções inovadoras”. Elas discutiram como a Dow mantém a qualidade de seus produtos enquanto trabalha para reduzir a pegada de carbono e fomentar uma economia circular.

O conceito apresentado relaciona os dois negócios com a Ciência da Sustentabilidade. Por meio de inovação em produção e entrega de soluções, a empresa ajuda os clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade. Seu portfólio inclui produtos mais sustentáveis, com alegações fundamentadas em conhecimento técnico, evidências e padrões internacionais, assegurando benefícios reais para os clientes. A companhia se destaca ao oferecer soluções completas para o mercado de cuidados pessoais, abrangendo desde a formulação até a embalagem de produtos cosméticos.

Natália comentou: “Foi uma excelente oportunidade para estabelecer novos contatos e aprimorar nossa imagem em sustentabilidade no setor de Cuidados Pessoais, alinhando-se aos objetivos e esforços promocionais da Dow. Apresentamos o portfólio de ingredientes sustentáveis, como elastômeros de silicone neutros em carbono, o MaizeCare Clarity Polymer, e a sílica EcoSmooth Rice Husk. Esses produtos são feitos com matérias-primas bioderivadas, além de alto desempenho e responsabilidade ambiental”.

A empresa também destacou sua produção integrada de silicones, que reduz a pegada de carbono em 57% em relação à média do mercado, promovendo práticas sustentáveis em todo o processo.

Mostra de portfólio

Renata acrescentou: “No que diz respeito aos cuidados pessoais, a circularidade é impulsionada por diversos fatores, como o uso de materiais biodegradáveis e renováveis, que não impactam a cadeia alimentar e respeitam a biodiversidade, além dos avanços na sustentabilidade de silicones. Tivemos a chance de apresentar o portfólio Surlyn, que promove a sustentabilidade nas embalagens de cosméticos”.

A família de produtos Surlyn é amplamente utilizada em tampas de embalagens cosméticas, oferecendo flexibilidade de design e alinhamento com metas de sustentabilidade. Esse copolímero de etileno e ácido metacrílico é transparente como vidro, altamente resistente a solventes e arranhões e fácil de moldar. Ele proporciona alta transparência, brilho e efeitos de congelamento sem etapas adicionais de produção, combinando estética e durabilidade em uma única solução.

Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Cosmetic Innovation, o seminário reuniu profissionais e especialistas da indústria cosmética, incluindo fornecedores de matérias-primas e embalagens, fabricantes, marcas, varejistas, entidades e certificadoras, todos discutindo o futuro do setor tanto no Brasil quanto no mundo.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) é uma das principais empresas mundiais de ciência dos materiais, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como de embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo. Com atuação global, opera fábricas em 31 países e emprega aproximadamente 35.900 pessoas. Em 2023, a companhia entregou aproximadamente US$ 45 bilhões em vendas.