

Engenharia Ambiental impulsiona ações para o desenvolvimento sustentável
Publicado em 31/01/2024 às 19:07 edição Lenilde Pacheco

Joseval Carqueija assinala a importância das iniciativas inovadoras em engenharia ambiental - Foto: Divulgação
Uma agenda Top 5 dos problemas ambientais na Bahia inclui desmatamento, poluição hídrica e marinha, escassez de água, gestão de resíduos sólidos e os impactos das mudanças climáticas, sintetizando a complexidade dessa temática. Para tantos desafios, são necessárias ações integradas, com políticas públicas, participação da sociedade civil, investimentos em tecnologias sustentáveis, educação ambiental e profissionais da Engenharia Ambiental que celebram o seu dia nesta quarta-feira (31 de janeiro).
A profissão tem se destacado especialmente na Bahia, caracterizada pela importância e diversidade de biomas: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Costeiro e Marinho, todos necessitados de planejamento para sustentabilidade. O engenheiro ambiental é quem desempenha um papel relevante na implementação de projetos para conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e o enfrentamento das consequências das mudanças climáticas, por exemplo.
Para abordar essas questões, os engenheiros ambientais na Bahia desenvolvem estratégias e soluções inovadoras visando a promoção do desenvolvimento sustentável, como assinala o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Joseval Carqueija. “Trabalhamos em estreita colaboração com o setor público e privado para implementar projetos que valorizam a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais. É fundamental promovermos uma abordagem integrada, considerando as características específicas de cada região da Bahia para garantir resultados efetivos a longo prazo”, afirma Carqueija.
No dia dedicado às reflexões sobre o papel vital desses profissionais para um futuro mais sustentável, o presidente do Crea-BA destaca ainda a necessidade de investimentos em capacitação e pesquisa para fortalecer o trabalho dos engenheiros ambientais. Ele ressalta que a Bahia possui grande potencial para liderar iniciativas inovadoras em engenharia ambiental, contribuindo não apenas para o desenvolvimento local, mas também como exemplo para outros estados.
Sobre o Crea-BA
O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.