img
img

BAIXO CARBONO: EM PARCERIA, BYD E ARVAL VÃO OFERECER ASSINATURA DE CARROS ELÉTRICOS

Publicado em 15/12/2023 às 08:12 edição Lenilde Pacheco


img

Meta é ampliar as condições para oferta dos automóveis elétricos e híbridos - Foto: Divulgação

A chinesa BYD está com tudo pronto para iniciar no Brasil, em 2024, o serviço de aluguel de automóveis que opera como assinatura. Esse modelo está cada vez mais presente entre as montadoras; Fiat e Volkswagen já oferecem. Para concretizar o plano, a BYD acaba de anunciar uma parceria com a Arval, do grupo francês BNP Paribas, especializada em de veículos e que será responsável pela operação. O acordo tem a ambição de impulsionar a eletrificação de frotas corporativas e também para locação por pessoas físicas.

Os líderes dos dois grupos empresariais estão otimistas: “Vamos ampliar as condições de modelos elétricos e híbridos (BEV e PHEV) para as frotas operadas por nossos clientes e de forma alinhada ao planejamento estratégico Arval Beyond que tem um dos pilares focados na transição energética”, afirma Carlos Lopes, General Manager da Arval Brasil.

“Os veículos eletrificados são importantes na jornada da sociedade para uma mobilidade de baixo carbono. Com a parceria, vamos criar condições financeiras cada vez melhores para nossos clientes, combinando a expertise da Arval Brasil na gestão de frotas e no mercado corporativo com a liderança e especialização da BYD nos carros elétricos”, completa Carlos Lopes.

Para Tyler Li, Presidente da BYD Brasil, o momento é oportuno para a consolidação da parceria entre as duas empresas: “O Brasil é um mercado estratégico para nós. A partir da parceria teremos ainda mais condições de mostrar a viabilidade da eletrificação para as frotas corporativas e também consolidar uma de nossas ambições, com a oferta de veículos eletrificados da marca por meio do aluguel mensal para o consumidor final.”

“Globalmente há um aumento do volume de carros por assinatura pela comodidade que apresentam e também pela possibilidade do primeiro contato com o veículo elétrico. A BYD não poderia deixar de oferecer mais essa solução para os brasileiros”, afirma Li.

O aluguel por assinatura que estará disponível na rede de concessionários da BYD será operado pela Arval Brasil que irá oferecer seu conhecimento do modelo completo de aluguel às pessoas físicas. As montadoras que já oferecem este serviço no Brasil operam com preços mensais a partir de R$ 1.599. A BYD e a Arval ainda vão definir valores das tarifas.

“Será mais um modelo para disseminar os carros elétricos no Brasil, com a oferta baseada em um valor mensal que cobre o aluguel do carro e um pacote completo, que inclui manutenção, proteção e assistência 24 horas, facilitando a experiência dos condutores e levando mais uma opção de acesso aos modelos BYD”, detalha PeiPei Cao, CFO da BYD Brasil.

Camaçari

Ao mesmo tempo, a BYD conduz as ações relativas ao seu plano de nacionalização no Brasil. Em outubro, a montadora chinesa lançou a pedra fundamental da sua fábrica em Camaçari, na Bahia. A companhia chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP).

Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável pelo SkyRail (monotrilho) com a Linha 17 – Ouro em São Paulo. Também comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU).