Combate à desertificação na caatinga é finalista do Prêmio Bahia Sustentável
Publicado em 25/11/2024 às 16:34 edição Lenilde Pacheco
Iniciativa da Fazenda Brasileiro, da Equinox Gold, contribui para o combate à desertificação - Foto: Divulgação
A caatinga é o eixo central do Projeto Restaurar, implementado pela Fazenda Brasileiro, da Equinox Gold. Bioma brasileiro fortemente impactado pelas mudanças climáticas, monocultura e uso intensivo de fertilizantes, a área permite a transformação de resíduos orgânicos em adubo para a produção de mudas nativas e contribui para reduzir o risco de desertificação da região.
O projeto é um dos finalistas da prêmio Bahia Sustentável, que reconhece as melhores práticas e soluções voltadas à preservação e recuperação ambiental no estado. O resultado da disputa será divulgado no início de 2025.
O Projeto Restaurar mantém um viveiro com capacidade de produção de 102 mil mudas, que são utilizadas para revegetação das áreas de lavra e também doadas às populações das cidades de Barrocas, Teofilândia, Araci e Serrinha, todas na Bahia.
Criado em 2023, o Restaurar traz uma solução inovadora. Com 1.600 empregados e contratados em sua unidade, a mineradora gera mensalmente 50 toneladas de resíduos em seu restaurante utilizado pelos colaboradores. Os resíduos vão para o galpão de compostagem, onde são transformados em adubo orgânico, que é encaminhado para o Viveiro de Mudas da unidade.
“Através da compostagem, a unidade tem contribuído diretamente para a redução do volume de resíduos destinados a aterros, além de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com uma solução estratégica para a destinação desses resíduos gerados diariamente”, afirma José Anselmo Oliveira, Supervisor de Meio Ambiente.
Somente no ano passado, foram distribuídas 2.142 mudas para escolas, produtores, apicultores, fazendeiros locais, prefeitura e povos das cidades próximas à Equinox Gold. O plantio dessas espécies equivale à restauração de uma área de aproximadamente 1,5 hectares. Neste ano, a expectativa é alcançar a doação de 2.500 mudas de árvores para realizar o plantio em áreas degradadas, com tendência de aumento na variedade e na quantidade de mudas nos próximos anos.
Além do plantio e armazenamento de mudas, o Viveiro também é um espaço para visitas de escolas públicas e privadas, com alunos do ensino fundamental. A finalidade é apresentar as práticas ambientais da Fazenda Brasileiro e contribuir para a conscientização da importância do plantio de árvores e das ações de preservação do bioma da caatinga.
Entre as espécies de mudas de árvores da caatinga doadas pelo Restaurar estão Pau de Rato, Farinha Seca, Baraúna, Barriguda, Calumbi, Mandioca Brava, Angico, Umbuzeiro e Incó.
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.