img
img

Com Dia de Campo, Oilema reafirma compromisso com a inovação no agro

Publicado em 11/02/2025 às 09:00 edição Lenilde Pacheco


img

Dia de Campo: oportunidade para compartilhar conhecimento e trocar informações técnicas - Foto: Divulgação

Com grande participação de produtores rurais, especialistas e empresas do setor, o Dia de Campo Oilema 2025, realizado no último último final de semana (dia 08), em Barreiras, alcançou o mesmo sucesso dos anos anteriores, firmando-se como um dos principais eventos do agronegócio na região denominada Matopiba (abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Esta foi a 27ª edição ininterrupta do evento de transferência de tecnologia, promovido pela sementeira e teve como tema “O novo campo em movimento”, uma derivação do conceito adotado pela empresa de ser prover a “semente para o novo campo”, mote lançado por ocasião dos seus 25 anos de fundação, em 2024.

Além do desempenho das cultivares em campo, o visitante assistiu a palestras nas estações temáticas, cujos focos variaram desde o comportamento e as tendências do mercado de commodities agrícolas, até organização estratégica do tempo, sem esquecer dos temas técnicos, como o manejo dos nematoides, problema recorrente na região. As empresas parceiras, especializadas em genética e tecnologia de sementes, também estavam presentes, assim como as instituições de pesquisa e de representação do agro regional, estadual e nacional.

Para Celito Missio, CEO da Sementes Oilema, a edição de 2025 reafirmou o compromisso da empresa em promover a evolução do setor. “O Dia de Campo é um marco que reforça nossa dedicação e compromisso com o agronegócio. Nossa equipe se prepara com muito empenho para receber um número cada vez maior de visitantes, que chegam com grande expectativa para conferir as novidades do setor. Este é o momento em que abrimos nossas portas para compartilhar conhecimento e mostrar nosso trabalho”, afirmou.

Para ele, eventos como o Dia de Campo são fundamentais para incentivar a troca de informações em um setor tão dinâmico quanto o agro. “O que aprendemos hoje pode evoluir amanhã e isso torna indispensável uma atualização contínua. O agro está em constante movimento, exigindo cada vez mais capacitação e preparo. Os desafios são grandes, mas o sucesso está diretamente ligado a esse esforço constante”, destacou.

Destaques da edição

Na grade de palestras, Ismael Blum Menezes, da MD Commodities, tratou de riscos e oportunidades para as safras 2024/2025 e 2025/2026, apresentando estratégias para lidar com as oscilações do mercado de commodities.

Já Fernando Godinho de Araújo, especialista em Nematologia Agrícola, discutiu perspectivas para o manejo de nematoides no Oeste da Bahia, propondo soluções para um dos maiores desafios da cultura da soja na região.

Finalizando o ciclo de apresentações, o auto intitulado “Personal Trainer de Fitness Intelectual”, Luciano Pires, falou sobre gestão estratégica do tempo, na palestra “Echronomia: a arte do tempo bem cultivado”, mostrando aos produtores maneiras de otimizar suas rotinas e aumentar a produtividade no campo. Luciano escreveu e publicou dez livros, e é criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho.

Vitrines tecnológicas

Os plots experimentais foram algumas das paradas mais concorridas do dia de campo, afinal, é neles que o público confirma o desempenho das cultivares: o que prometem e o que de fato entregam, e, assim, podem basear suas decisões futuras. Este ano, a Oilema aproveitou a oportunidade do evento para lançar um novo híbrido de sorgo, tolerante ao pulgão, além de cultivares de soja com a tecnologia Intacta 2 Xtend, que protege as plantas do ataque de lagartas, além da tolerância a novos herbicidas.

Parcerias e infraestrutura

Durante o evento, os visitantes puderam conhecer mais sobre os investimentos da Oilema em infraestrutura e qualidade de produção, essenciais para atender à crescente demanda do mercado. Empresas parceiras especializadas em genética e tecnologia de sementes também participaram, ampliando as possibilidades de interação e aprendizado.

Para Paulo Levinski, executivo comercial da companhia, o Dia de Campo Oilema vai além de um evento técnico, sendo principalmente um “ponto de encontro” para o setor. “Aqui, produtores, especialistas e empresas se reúnem para compartilhar experiências e conhecimento, impulsionando a evolução tecnológica do campo”, afirmou.

Sementes Oilema

Fundada em 1998, na Bahia, a Sementes Oilema é sinônimo de qualidade e inovação na produção e comercialização de sementes de soja e sorgo. O empreendimento une a expertise de dois tradicionais grupos agrícolas do cerrado baiano, o Condomínio Irmãos Gatto e o Condomínio Agrícola Santa Carmem, ao que há de mais atual em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Atualmente, já está presente em cerca de 2,5% de toda a área plantada com a oleaginosa no país. Ao longo dos seus 25 anos, completados em 2023, a Oilema contribuiu, decisivamente, para redefinir o mercado de sementes de soja no Brasil, através da garantia de germinação mínima de 95% e da comercialização do produto por unidade de semente, ao invés de peso. Além disso, agregou novas tecnologias aos seus processos, produtos e no atendimento ao produtor.