img
img

Com árvores de Baru, Nestlé e Bio2Me vão integrar lavoura, pecuária e floresta

Publicado em 27/11/2024 às 07:29 edição Lenilde Pacheco


img

Projeto prevê o plantio de 800 mudas em fazendas situadas em SP e MG

Através de sua plataforma de inovação aberta, Panela, a Nestlé lança, em parceria com a empresa Bio2Me, um projeto que reúne sustentabilidade e geração de renda – o primeiro no país do tipo tanto para a Nestlé quanto para a startup. Realizado em dois biomas distintos: um no Cerrado brasileiro e outro na zona de transição entre a Mata Atlântica e o Cerro brasileiro, o projeto transformará terras ociosas de fazendas leiteiras em fontes de renda para proprietários, ao mesmo tempo em que agrega benefícios às técnicas de bem-estar animal adotadas nas propriedades parceiras.

O projeto-piloto será realizado em duas fazendas fornecedoras da Nestlé: uma localizada na região de Araçatuba, interior de São Paulo, e outra em Montes Claros, na região no norte mineiro. Ainda em 2024, um total de 800 árvores de Baru, árvore nativa na região do Cerrado, serão plantadas em uma área de 10 hectares. Além de melhorar o meio ambiente, a iniciativa estimula a prática de bem-estar animal e gera maior produtividade nas propriedades parceiras, já que a sombra das árvores ajuda a fornecer ambiente fresco para os animais, reduz o estresse do calor e aumenta a produção de leite nas vacas. A iniciativa deve ainda impulsionar o desenvolvimento das comunidades locais.

Na fazenda Haras Hollywood, da região de Montes Claros, o projeto despertou tamanho entusiasmo, que a Bio2Me doará 50 mudas de baru para fazendeiros vizinhos, incentivando a expansão da iniciativa e a regeneração ambiental local. Já na fazenda São José, da região de Araçatuba, o proprietário possui um café colonial e quer adaptar algumas de suas receitas para aproveitar as castanhas da árvore cerradeira no processo da torra.

Na última visita, a Bio2Me apresentou detalhes sobre o projeto, abordando desde o manejo até a colheita e reserva dos frutos. “A imersão serve para educar e incentivar os produtores a darem sequência no projeto e buscarem por novas alternativas sustentáveis. Estamos em fase piloto, mas queremos expandir para todos quantos estiverem interessados, pois atuamos em favor de uma maior sustentabilidade e preservação da biodiversidade na cadeia leiteira do Brasil”, declara Bárbara Sollero, diretora de agricultura regenerativa da Nestlé Brasil.

O projeto piloto da Nestlé com a Bio2Me tem como meta, a partir de 2025, promover visitas guiadas às propriedades para compartilhar os benefícios do plantio com outros produtores da região. “Quanto mais árvores de Baru forem plantadas, mais frutos e castanhas teremos, aumentando a valorização do produto”, diz Bárbara Sollero.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil. Emprega mais de 30 mil pessoas no país e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.