img
img

Cerbras amplia produção em 26% e renova o compromisso socioambiental

Publicado em 14/09/2024 às 08:31 edição Lenilde Pacheco


img

Vice-presidente, Ticiana Mota: agenda ESG inclui inovação na gestão de resíduos - Foto: Divulgação

A Cerbras, referência no mercado de revestimentos cerâmicos, consolidou-se como líder do segmento no Norte-Nordeste, com aumento de 26% na produção do primeiro semestre deste ano. A expansão se deve aos altos investimentos em tecnologia e inovação, numa trajetória que inclui ações de responsabilidade socioambiental. A empresa alcança resultados expressivos em reutilização de recursos e destinação de resíduos para produção de novos produtos, garantindo assim, a economia circular.

Segundo Leonardo Vasconcelos, diretor comercial da fábrica, a equipe precisou se reinventar no período pós-pandemia. Em 2021, foram feitos investimentos de R$170 milhões em maquinário importado. “Isso nos possibilitou fabricar porcelanatos de grandes formatos, que representam o que há de mais moderno em termos de design. Hoje, exportamos para mais de 30 países, incluindo o maior home center do mundo”, disse.

A vice-presidente administrativa e ambiental da Cerbras, Ticiana Mota, enfatiza a conquista do selo ESG-FIEC: “Estamos sempre buscando soluções inovadoras para a gestão de resíduos, em 2023, a fábrica teve um grande avanço na disposição final de sedimentos provenientes da extração, e está em um crescente aumento no percentual de reaproveitamento, com mais de 70% dos detritos destinados à reciclagem, transformação ou beneficiamento em indústrias”.

Dados do último relatório de sustentabilidade revelam que a companhia economizou mais de 89 mil metros cúbicos (m³) de água em 2023, com a implantação de um sistema de reaproveitamento hídrico, que conta com cinco estações de tratamento. Atualmente, 33% da água consumida no processo fabril é reutilizada, representando um aumento de 3% se comparado ao ano passado.

“Para nós, a sustentabilidade é mais do que uma palavra de ordem. Nosso compromisso é com a redução contínua dos impactos ambientais de nossas operações, buscando um futuro mais verde para todos” conclui Ticiana.

Sobre a Cerbras

Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência. Genuinamente cearense, a marca é referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos de alto padrão, figurando entre as maiores do país. No segmento ambiental, a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial, e reaproveitamento de ar quente. Além disso, é pioneira na utilização do Biogás nos processos de produção.