

Central de Reciclagem alcança R$ 880 mil durante o Carnaval de Salvador
Publicado em 19/02/2024 às 15:34 edição Lenilde Pacheco

Coleta de material aconteceu nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande
A Central de Reciclagem do Carnaval de Salvador 2024, iniciativa promovida pela Ambev, em parceria com a startup Solos, prefeitura da capital baiana e 14 cooperativas, recolheu mais de 135 toneladas de materiais recicláveis e gerou renda de R$ 880 mil que foram distribuídos entre os catadores cadastrados.
Com oito pontos espalhados pelos circuitos carnavalescos, sendo cinco para atender à Barra-Ondina e três no Campo Grande, a central de reciclagem contou o apoio de 1.335 catadores autônomos cadastrados, que trabalharam durante os seis dias da festa, recolhendo materiais recicláveis como latas, garrafas pets, invólucros plásticos e sacos de gelo.
Ao término da folia carnavalesca, todo material coletado foi enviado para as 14 cooperativas parceiras, que ficam responsáveis pela reciclagem dos resíduos. “Garrafas de água, sacos de gelo e invólucros de bebidas geralmente são embalagens plásticas e precisamos cada vez mais estimular que este tipo de material, que pode e deve ser reciclado, volte para a indústria e gere melhoria de renda para quem coleta”, explica Saville Alves, sócia fundadora da startup Solos.
Para Saville os resultados da ação no Carnaval de 2024 representam uma grande conquista para a capital soteropolitana. “Salvador é conhecida no mundo inteiro pelo carnaval e suas tantas manifestações culturais que juntam multidões. Por isso a reciclagem é uma etapa indispensável para garantir o destino correto do que é gerado e ainda prezar pela inclusão social e produtiva. Desde 2020 quando iniciamos a ação já foram recolhidos 292 toneladas de resíduos, o que possibilitou uma geração de renda de 2 milhões de reais. A cada ano conseguimos aumentar nossa meta e contribuir com a economia e sustentabilidade da cidade”.
A Central de Reciclagem representa o avanço prático na gestão de resíduos em eventos festivos, integrando conscientização ambiental e incentivo financeiro para catadores, além de gerar resultados positivos em prol do meio ambiente e da comunidade. Participaram as Cooperativas Bariri, Crun, Caec, Cooperlix, Canore, Camapet, Coocreja, Cana Recicla, Cooperbrava, Coleta Cidadã, Cooperes, Cata Bahia, Cooperguary e Coopcicla,