img
img

AES Brasil e Unipar inauguram Complexo Eólico comandado por mulheres

Publicado em 04/10/2023 às 13:27 edição Lenilde Pacheco


img

Complexo Eólico Tucano: operação realizada por uma equipe formada somente por mulheres

A AES Brasil, uma das maiores geradoras de energia a partir de fontes 100% renováveis do país, e a Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, realizaram nesta terça-feira (3), em Salvador, o evento de inauguração do Complexo Eólico Tucano. Localizado nos municípios baianos de Tucano, Biritinga e Araci (área de influência direta do empreendimento), o projeto é o primeiro parque do Brasil a ter operação e manutenção realizadas localmente por uma equipe formada somente por mulheres.

Parte das colaboradoras que operam o parque foi capacitada em uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Senai BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia). O curso de Capacitação em Especialização Técnica em Operação e Manutenção de Parques Eólicos foi oferecido gratuitamente e apenas para formação feminina no setor energético. Ao todo, 28 alunas foram formadas no ano passado.

A entrada completa em operação do empreendimento, com 52 aerogeradores, corresponde a 322 MW de capacidade instalada de energia renovável adicionados à matriz elétrica brasileira. O complexo contribuirá, ainda, para evitar a emissão anual de 57,6 mil* toneladas de gases de efeito estufa (GEE).

Com investimentos de R$ 1,5 bilhão, o Complexo Eólico Tucano integra o portfólio de 23 ativos da AES Brasil em sete estados brasileiros, nas fontes eólica, solar e hídrica. Trata-se do primeiro 2 empreendimento de geração eólica construído pela empresa no país. Especificamente na Bahia, a companhia já opera o Complexo Eólico Alto Sertão II desde 2017.

Com portfólio que soma 5,2 GW de capacidade instalada proveniente de fontes 100% renováveis – incluindo os empreendimentos em construção –, a AES Brasil segue a estratégia de crescimento baseada em diversificação de fontes e gestão ativa de portfólio.

“O Complexo Eólico Tucano é um projeto importante por inúmeras razões. Além de contribuir para a transição energética e ser pioneiro no Brasil, com um time de Operação & Manutenção composto apenas por mulheres, é o primeiro projeto eólico construído pela AES Brasil no país e, com isso, materializa nossa estratégia de crescimento com nossas credenciais para execuções desse tipo”, destaca Rogério Jorge, CEO da AES Brasil e porta-voz do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível do Pacto Global da ONU no Brasil.

Joint Venture

Dentro do projeto, que conta com 322 MW de capacidade instalada total, a Unipar e a AES Brasil têm firmada uma joint venture para geração de 155 MW de energia renovável. O acordo garantirá à Unipar energia limpa por um período de 20 anos, com fornecimento de 2023 até 2043. Com a parceria, a Unipar pretende obter 100% de toda a demanda de energia elétrica das operações no Brasil oriundas de fontes renováveis até 2025, sendo 80% por meio de contratos de autoprodução, como este na Bahia.

A indústria é pioneira no setor de aquisição de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e reconhecida pelas ações voltadas para o crescimento sustentável. Do total de energia elétrica gerada pelo Complexo Eólico Tucano, a Unipar contratou 60 MW médios para alimentar as unidades no Brasil.

“A Unipar tem como propósito ser confiável em todas as relações e traçou metas ambiciosas de sustentabilidade a médio e longo prazos para contribuir com esse objetivo. A transição para uma matriz energética renovável não apenas faz parte do compromisso assumido pela companhia, 3 gerando redução de emissão de CO2 dentre outros pontos, como ainda contribuirá para nossa competitividade no setor, uma vez que a energia elétrica representa aproximadamente 50% dos custos da produção de cloro/soda”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Além de ampliar a oferta de energias renováveis na matriz elétrica nacional e de contribuir com o esforço global de descarbonização, o Complexo Eólico Tucano contribuirá também com as metas de sustentabilidade de parceiros comerciais que receberão a energia gerada pelo projeto, como a Unipar.

Comunidade

A AES Brasil tem o compromisso de contribuir com o bem-estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades das regiões em que atua, criando vínculos de confiança e gerando valor de longo prazo para todos. Por meio de parcerias estratégicas, a companhia investe em projetos socioambientais que transformam positivamente os territórios e a vida das pessoas.

O Programa AES Brasil Gera+ é uma iniciativa que reúne todos os projetos sociais, com base em quatro pilares: inclusão produtiva e empreendedorismo; segurança hídrica; educação; e proteção de direitos. Na região do Complexo Eólico Tucano foram desenvolvidas importantes ações com destaque para:

– Projeto de Inclusão Produtiva e Acesso à Água: na comunidade Canto Rico do Quererá, em Tucano, teve início um projeto de construção de um reservatório de água e sistema de irrigação, além de assessoria técnica rural para fomentar a produção agrícola e a geração de renda aos moradores da região;

– Projeto Cantos de Leitura e Leitura no Campo: para estimular a educação, a criatividade, a ludicidade e o desenvolvimento infantil, a AES Brasil levou os projetos Cantos de Leitura e Leitura no Campo para quatro escolas públicas de Tucano, Araci e Biritinga, que passaram a contar com salas de leitura que ganharam nova decoração, com mobiliários novos e doação de um acervo de 1,2 mil livros para cada espaço, incluindo a formação de professores para mediação de leitura, tendo beneficiado mais de mil crianças atendidas;

– Reforma em Creche: uma escola de educação infantil do município de Tucano foi transformada, ganhando espaços de refeição, brinquedoteca e playground mais alegres, coloridos e com mobiliários próprios para as 205 crianças. A melhoria contou com aportes específicos da AES Brasil e da parceira Unipar;

– Projeto Sementinhas do Esporte: para fomentar o esporte como ferramenta de apoio educacional, foi implementado um núcleo de iniciação esportiva de futsal com foco no desenvolvimento integral de alunos do município, beneficiando 133 crianças de 6 a 12 anos. A participação está condicionada à frequência escolar. A iniciativa é realizada pela organização não-governamental Instituto Mais Ação e conta com o patrocínio da AES Brasil e da Unipar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Na frente de Iniciativas Ambientais, a AES Brasil tem desenvolvido ações por meio do Programa de Educação Ambiental com as comunidades. Em Tucano, educadores receberam capacitação sobre conservação do meio ambiente. Também foram iniciadas as atividades de conscientização sobre o 4 bioma local e a importância da preservação da flora e fauna, por meio de visitas a uma trilha ecológica localizada no Complexo Eólico. Além disso, foram distribuídos materiais de sensibilização sobre os prejuízos da caça predatória na região.

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil figura entre as maiores companhias de geração de energia do País. a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro na busca pela transição energética. Atualmente, nosso parque gerador conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem, ainda, duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, de outro parque eólico no Rio Grande do Norte e de um parque solar em Minas Gerais.