Incêndio florestal já atingiu cerca de 2 mil hectares em Pilão Arcado, norte da Bahia
Publicado em 23/08/2021 às 08:07 edição Lenilde Pacheco
Sobrevoo da área atingida - Foto: 9° Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro
Bombeiros militares continuam trabalhando para controlar o incêndio florestal, iniciado há duas semanas, na região de Pilão Arcado e na divisa com o município de Campo Alegre de Lourdes, região norte da Bahia. Dois aviões de combate ao fogo chegaram à região, na terça-feira (dia 17), para reforçar a força-tarefa.
A equipe já mapeou cerca de 2 mil hectares de terras devastadas pelo fogo. De acordo com o tenente coronel do 9° Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro, Tarcísio Ribeiro, ainda não foi possível identificar a origem das queimadas.
“Infelizmente uma área muito grande foi atingida e a falta de umidade, típica da região, facilita a propagação do fogo. A vegetação muito seca e fechada também torna o desafio ainda maior. As equipes seguem trabalhando para extinguir as chamas“, afirmou.
A força-tarefa está dividida em quatro frentes de trabalho. Além dos dois aviões, há 18 bombeiros em solo, uma escavadeira e três caminhões-pipa. No chão, os militares utilizam equipamentos como mochilas costais, foices, pás e enxadas. Os ventos fortes dificultam o trabalho das guarnições.
O fogo está destruindo parte da fauna nativa. Cinco caititus (espécie de porco-do-mato) já foram encontrados mortos na região. Não há registro de pessoas feridas.